T-ROC R: O ‘português’ mais rápido de Palmela já tem preço

17/09/2019

A Volkswagen revelou os detalhes finais do T-ROC R, modelo desportivo de 300 CV que também será produzido na Autoeuropa, em Palmela, a par do modelo de base. O mais relevante é o preço, que irá começar nos 50.858 euros.

Acima dos GTI, a marca alemã apenas coloca as variantes com a letra ‘R’, como já sucedeu com o Golf, sendo agora a vez do T-ROC ganhar igual privilégio. Desenvolvido exaustivamente no exigente traçado de Nürburgring Norschleife, o T-ROC R conta com um motor 2.0 TSI de quatro cilindros, o qual debita 300 CV de potência e 400 Nm de binário entre as 2000 e as 5200 rpm.

O motor 2.0 TSI está associado ao sistema de tração integral 4MOTION e à transmissão automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. Estes elementos permitem ao T-Roc R cumprir a aceleração de zero aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

Em virtude da sua afinação, o chassis viu a sua altura ao solo reduzida em 20 mm, podendo ainda contar com amortecedores adaptativos. Para melhorar a agilidade e a precisão em curva, recebe direção progressiva e travões de 17 polegadas.

Nota, ainda, para os modos de condução com um específico ‘Race’, que extrema ainda mais as reações do SUV desportivo, e para um controlo de partida lançada “launch control”, oferecendo o binário máximo e um programa controlo de estabilidade correspondente. O controlo eletrónico de estabilidade ESC pode ser desligado manualmente para garantir uma condução particularmente dinâmica no limite de uma condução desportiva.

Visual aguerrido

Por fora, o para-choques dianteiro ‘R’ está pintado da mesma cor da carroçaria, enquanto a grelha do radiador possui uma faixa prateada de alumínio com acabamento anodizado na parte inferior que percorre toda a largura do veículo. De série, monta jantes de liga leve Spielberg de 18 polegadas com pneus 215/50 R18. Na traseira, a mesma receita ‘R’ é aplicada no para-choques, com difusor e sistema de escape com saída dupla, à esquerda e à direita. Como opção, está disponível um sistema de escape R “Performance”, no qual os silenciadores traseiros são fabricados em titânio.

Dentro do habitáculo aparecem volante desportivo multifunções, pedais cromados, bancos desportivos e ecrã central que complementa o painel de instrumentos digital, além de alguns revestimentos em fibra de carbono.

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