Tamiya cria réplica de carro telecomandado à escala real

26/05/2023

A Tamiya é um dos mais antigos fabricantes de miniaturas à escala. Começou por fazer modelos educacionais em madeira no Japão em 1948. A atenção dedicada aos detalhes das suas criações era de tal forma elevada que rapidamente se tornou a referência para todos os que vieram a seguir.

 

 

Depois de décadas a construir miniaturas de praticamente todo o tipo de veículos, alguns tiveram tanto sucesso que ainda hoje são procurados no mercado de segunda mão, como é o caso do Wild One Off Roader. Um buggy à escala 1/10 com tração traseira lançado em 1985.

Passados 38 anos o fabricante resolve mudar de escala e apresenta o Tamiya Wild One MAX Launch Edition com 3,6 m de comprimento por 1,9 m de largura. Tal como o original é elétrico, mas leva até duas pessoas e pode ser conduzido na estrada. O projeto, que foi feito com a colaboração dos clientes que fizeram o pagamento do valor da reserva, resultou num veículo pronto para enfrentar o desafio dos terrenos mais exigentes.

 

O Wild One MAX Launch Edition está equipado com bancos Cobra com cintos de segurança de 4 pontos, um ecrã TFT de 5” e interruptores com especificações iguais às dos utilizados nos barcos para resistência total aos elementos, travões Brembo nas quatro rodas, pneus Maxxis, amortecedores Bilstein com molas Eibach, e 270mm de distância ao solo.

A energia é fornecida por oito módulos de baterias removíveis com uma capacidade total de 14.4kWh, que alimentam o motor elétrico. Tem 500 quilos de peso e uma velocidade máxima de 96.5 km/h. A sua homologação na UE será feita segundo a regulamentação dos quadriciclos.