Tecnologia automóvel da Nissan neutraliza bactérias e coronavírus

28/09/2022

A Nissan colaborou com especialistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Tohoku, no Japão, para desenvolver uma tecnologia que inativa agentes patogénicos, como fungos ou bactérias, e vírus de vários tipos, incluindo o novo coronavírus.

Esta tecnologia usa espécies catalisadoras ativas e funciona através da oxidação, desnaturação e degradação de proteínas e outras substâncias na superfície dos vírus. “Com o oxigénio no ar a funcionar como oxidante, estas espécies catalisadoras produzem esse efeito mesmo em condições de ausência de luz e à temperatura ambiente, sem exigir irradiação de luz, como é habitual na oxidação”, explica a marca em comunicado.

“Esta tecnologia utiliza catalisadores de oxidação de radical nitroxilo orgânico (catalisadores radicais). Oxidam compostos orgânicos na presença de co-catalisadores apropriados usando as moléculas de oxigénio do ar ambiente como um oxidante terminal”, pode ler-se.

De acordo com a Nissan, estudos dos efeitos desta tecnologia descobriram que os sais de oxoamónio produzidos a partir de catalisadores radicais através da oxidação aeróbia oxidam e inativam as proteínas superficiais dos vírus, reduzindo assim a sua capacidade de ligação às células-alvo.

Nos carros da marca japonesa, os catalisadores radicais são usados como aditivos nos materiais de base de polímeros das tintas automóveis, bem como nos materiais de fibra e polímeros orgânicos utilizados nos interiores. “Servem para inibir as reações de foto-degradação (por exemplo, rachaduras, fragilização e desvanecimento) durante longos períodos de tempo”, revela o fabricante.