Um estudo recente do Instituto de Investigação de Trânsito e Segurança Rodoviária da Universidade de Valencia (INTRAS) permite comprovar os efeitos nefastos do uso telemóvel na condução ao concluir que as distrações provocadas pela utilização daquele aparelho ao volante são a causa de 390 mortes ao ano, vítimas de acidente de viação.

Equivale a 20% do total da sinistralidade nas estradas, segundo as autoridades, que acrescentam que anualmente se produzem mais de 8 mil acidentes por distração causada pelo uso de telefone ao volante.

O estudo é um dos primeiros na especialidade que referem os números negros desta autêntica ameaça à segurança rodoviária, confirmada como uma das principais causas de mortalidade nas estradas, a par do excesso de velocidade e do consumo excessivo de álcool.

Apesar das inúmeras campanhas de sensibilização, atualmente cerca de 13 milhões de condutores (um em cada dois), utilizam os seus smartphones enquanto conduzem, sendo que mais de 600 mil dos automobilistas consideram-se «viciados» no aparelho, reconhecendo que não podem deixar de o consultar, mesmo quando estão ao volante de um automóvel.

No relatório apresentado, mais dados preocupantes: 2 milhões de condutores (7%) terão o hábito de tirar ‘selfies’ enquanto conduzem; quase 10 milhões confirma que o facto de estarem ao volante de um carro não os impede de manterem conversações através de mensagens escritas no WhatsApp.