Tendências da mobilidade elétrica para os próximos anos

24/05/2022

A Juice Technology, empresa multinacional líder em soluções de carregamento de veículos elétricos publicou uma previsão sobre as tendências da mobilidade elétrica para os próximos anos.

Em Dezembro de 2019, a União Europeia anunciou a sua intenção de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes rodoviários em 90% até 2050, em comparação com 1990. Para atingir este objetivo, que faz parte do Acordo Verde Europeu, deve ser construída uma infraestrutura de carregamento eficiente para veículos elétricos. Por exemplo, até 2030 deverá ser construída uma capacidade de carga suficiente para automóveis e camiões a cada 60 km em cada direção ao longo da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T). O objetivo de um milhão de pontos de carregamento até 2025 parece, no entanto, bastante ambicioso, mas não menos necessário tendo em conta o rápido desenvolvimento da mobilidade elétrica.

Com este ambicioso objetivo no horizonte na Europa, a Juice Technology, empresa multinacional especializada em soluções de carregamento para veículos elétricos, e que começou a operar há pouco tempo em Portugal, identificou as tendências que irão condicionar a indústria da e-mobilidade a nível mundial nos próximos anos:

  • A quota de veículos híbridos puros elétricos e de ficha excederá as matrículas de gasóleo e gasolina na primeira metade de 2023. Até 2025, os veículos elétricos atingirão o ponto de viragem em praticamente todos os segmentos e classes de veículos, onde serão significativamente mais atraentes do que o modelo de combustão eliminado, tanto economicamente como em comparação direta com os veículos de combustão.
    Os intervalos estão a aumentar, enquanto os tempos de recarga estão a diminuir e as opções de recarga em espaços públicos e privados estão a tornar-se mais comuns. Devido à crescente concorrência, à queda dos preços e a uma gama em expansão, estes veículos estão também a tornar-se cada vez mais dominantes nos segmentos de volume médio e pequeno de alto volume.
  • A China está vocacionada para desempenhar um papel fundamental na Europa.
  • Os EUA atingirão também uma quota de EV de cerca de 40% até 2025. O mercado dos EUA aguarda os detalhes do novo plano de Biden para promover os VE e os PHEVs e as infraestruturas de tarifação. Com o anúncio e a promulgação da nova lei, espera-se que haja um forte impulso no mercado do VE nos EUA, além dos hotspots agora existentes.
  • O sucesso dos híbridos plug-in será limitado no tempo e o fim desta categoria já é previsível, pelo menos na Europa: devido à utilização dececionante da função de carregamento na rede na frota até à data, os números de consumo, privilégios e isenções fiscais já não podem ser mantidos. Já em discussão a nível europeu está a possibilidade de associar privilégios e isenções fiscais à parte real da utilização do e-drive. Com o aumento do alcance, uma rede de carregamento cada vez mais desenvolvida e preços cada vez mais competitivos, o mercado irá mudar para veículos puramente elétricos até 2024.
  • Um cenário semelhante ao dos operadores móveis em ligações de carregamento rápido na Europa: até 2024 praticamente todas as estações de serviço nas estradas europeias terão ligações de carregamento rápido, o que constitui um enorme investimento para os operadores.
    Isto será transmitido sob a forma de preços bastante elevados por kWh aos utilizadores e em breve surgirão três a cinco redes em toda a Europa, competindo pela fidelização dos clientes a longo prazo, à semelhança dos operadores telefónicos atuais. Isto dependerá também dos preços globais da eletricidade em cada país. Dependendo da volatilidade do preço da produção de eletricidade num determinado dia, os modelos serão ligeiramente diferentes.
  • A tarifação em casa ou no trabalho com corrente alternada tornar-se-á, no entanto, uma alternativa cada vez mais barata para os utilizadores, uma vez que as tarifas de tarifação variável tornar-se-ão cada vez mais comuns até 2025, o que tornará a tarifação da rede mais barata: dependendo do fornecimento de energia renovável na rede, do tempo e da carga da rede, a tarifação tornar-se-á automaticamente mais barata nessas alturas. Isto tem razões e vantagens técnicas, económicas e ecológicas, que são negociadas entre o veículo, o operador do ponto de carregamento e o operador da rede com planeamento de carregamento semi-automatizado (inteligente).

Para carregamento CA,o carregador trifásico de 11 kW está a tornar-se a solução mais comum na Europa: No lado do veículo, este tamanho de carregador de bordo é fácil de instalar e é suficiente para carregar completamente as baterias com 80 kWh ou mais durante a noite. Para instalações em garagens privadas, comunitárias ou públicas, esta classificação de potência oferece a melhor relação custo-benefício. Nos EUA serão ligações 40A/240V.

Para o carregamento por corrente contínua,a ligação CCS com uma capacidade de carga de até 350 kW é a norma em rotas de longa distância. Instalações de 50 a 100 kW são utilizadas na área de parques de estacionamento públicos, etc., em cidades ou pontos de interesse.

  • Com a emergência de veículos autónomos e semi-autónomos podemos esperar a chegada de pontos de carregamento totalmente automatizados a partir de 2025 (robótica). Os pioneiros serão frotas autónomas, mas também frotas de aluguer de automóveis e clientes com veículos equipados com tecnologias FSD (Full Self Driving) deixarão muitas vezes a viagem até ao ponto de carregamento do próprio automóvel.

Portugal: mobilidade elétrica progride a bom ritmo

Segundo dados publicados pela Mobi.E, as vendas de automóveis elétricos aumentarem 49,1% em relação ao ano anterior. Por sua vez, o número de estações de carregamento da rede Mobi.E aumentou 66,5%.

A infraestrutura de carregamento também aumentou significativamente, atingindo agora 2.360 estações de carregamento, disponibilizando mais de 4.880 tomadas, o que se traduz numa taxa média de instalação de 18 estações de carregamento por semana.

No que diz respeito à infraestrutura de carregamento, é também de salientar o reforço da rede em termos de potência com o crescimento significativo do número de estações com uma potência superior a 22 kWh para 567 (+117%), o que levou a uma potência de 106,1 MW no total da rede, mais de 1,5 vezes superior aos níveis de potência exigidos pelo futuro pacote legislativo da União Europeia.

Christoph Erni, fundador e CEO da Juice Technology, diz: “Tendo em conta estes números tão positivos, é de se esperar que a percentagem de veículos elétricos cresça a um ritmo notável nos próximos anos, juntamente com o desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento cada vez mais robusta sob a égide da Mobi.E. Penso que é sensato afirmar Portugal se vai tornar num mercado muito relevante para a mobilidade elétrica na Europa e para o cumprimento das metas climáticas estabelecidas pela União Europeia”.