Com o design tão característico dos mais recentes Cupra, o modelo estará disponível com várias motorizações, incluindo versões híbridas ‘plug-in’ (‘eHybrid’ de 272 cv) com mais de 100 km de autonomia em modo elétrico.
Sobre a plataforma MQB Evo da VW, as dimensões são equivalentes às das do VW Tiguan e dos Audi Q3. A saber: 1,584 m de altura, 1,863 mm de largura, 4,519 m de comprimento e distância entre eixos de 2,681 m, tendo mais 11 cm na largura do que o Ateca, por exemplo, este último com a produção a findar em 2026.
Já se sabe que o novo Terramar recorrerá a suspensão desportiva de série e contará também com controlo adaptativo do chassis (DCC), além de direção com assistência progressiva e sistema de travagem Akebono.
Note-se que a Cupra, lançada em 2018, precisamente em Barcelona, é das marcas que cresce mais rapidamente no Velho Continente, tendo atingido, até agora, mais de 700 mil automóveis entregues.Onde a Cupra nasceu
O nome Terramar deriva do autódromo existente em Sitges, Sant Pere de Ribes, Garraf, perto de Barcelona, um dos circuitos ovais (inclinados) mais antigos do mundo (1923), que não recebe provas desportivas desde os anos 50, embora conte com vários eventos e atividades ligadas ao automóvel. Encontra-se, agora, em fase de grande revitalização e foi exatamente aí que a Cupra ‘nasceu’, tendo a marca decidido adotar esse nome para o novo SUV, produzido em Györ, na Hungria, na mesma fábrica dos Audi Q3 e Q3 Sportback.
A parceria estratégica com a lendária America’s Cup é outra etapa importante do lançamento, tanto mais que o modelo proporá uma edição especial associada à famosa competição (na versão VZ e limitada a 1337 unidades), cujo design único celebrará a colaboração entre as duas marcas.
A comercialização está prevista para o último trimestre deste ano e a gama não contará com versões Diesel, adotando antes motorizações a gasolina, as quais se desdobram pela mecânica eTSI de 150 cv (‘mild-hybrid’) e pela nova geração PHEV ‘eHybrid’ (‘plug-in’), esta com potências até 272 cv, cuja autonomia estritamente elétrica poderá ultrapassar 100 km, admitindo cargas rápidas até 50 kW em corrente contínua (CC).
O visual é tipicamente Cupra, adotando a carismática frente ‘nariz de tubarão’, assim como a assinatura luminosa Matrix LED Ultra (três triângulos), além de um capot alongado com o logótipo emoldurado. Na traseira está inscrito o nome Terramar, assim como o emblema da marca entre os faróis. O ‘cockpit’ é orientado para o condutor, algo que também se sublinha pelo desenho da consola central, enquanto os bancos tipo ‘baquet’ (logótipo em relevo nos apoios de cabeça e costuras em cor cobre) são de tecido reciclado ou em couro tratado com curtimento especial.
A ‘interface’ digital é constituída por um monitor central de 32,7 cm (12,9”) com ‘barra’ tátil retroiluminada, além de ‘Head-up Display’ com projeção de informações no para-brisas (opcional). À frente do volante, visor digital de 10,25”. É ainda possível a opção por um sofisticado sistema Hi-Fi da Sennheiser de 390 ‘watts’ e 12 colunas.
A utilização de materiais inovadores e sustentáveis, segundo a marca, conjuga-se com o interior desportivo e os três ambientes à escolha: Deep Ocean, Moon Light e High Canyon. Outros detalhes: contornos das saídas da ventilação e das molduras das portas em cor cobre, além de painéis retroiluminados nas laterais destas últimas. Note-se que os bancos traseiros avançam e recuam e a bagageira atinge a capacidade máxima de 602 litros úteis.
O modelo também disporá de jantes em liga leve de 18″ (pneus de 235 mm), 19″ ou 20″ (pneus de 255 mm), consoante a versão, numa gama que abrange nove cores de carroçaria, incluindo duas escolhas mate: bronze Century (só disponível no início de 2025) e cinzento Enceladus.
Gama nacional
Além do motor eTSI de 150 cv (‘mild-hybrid’ de 48V), a gama adota a nova geração eHybrid ‘plug-in’, que contará com as declinações 2.0 TSI de 204 cv e de 272 cv, sendo que todos os modelos recorrem a caixa automática DSG de dupla embraiagem. A versão de entrada eTSI conjuga a tecnologia ‘mild-hybrid’ com a unidade de 1,5 litros, associada à transmissão DSG de 7 velocidades.
As propostas ‘eHybrid’ desdobram-se pelas versões 1.5 TSI de 204 cv e pela VZ de 272 cv – o bloco TSI atua em conjunto com um motor elétrico adicional, este último alimentado por um ‘pack’ de baterias de iões de lítio, cuja capacidade útil é de 19,7 kWh, permitindo assim a tal autonomia estimada de 100 km com uma única carga. A bateria é compatível com carregamentos rápidos até 50 kW (CC) e de 11 kW (AC) numa ‘wallbox’ específica.
Na segurança ativa é possível destacar inúmeros sistemas avançados de ajuda ao condutor, desde ‘cruise-control’ adaptativo (ajustes preditivos através da navegação), reconhecimento dos sinais de trânsito, deteção de ângulos mortos, advertência acústica e visual da aproximação de veículos, de obstáculos ou de peões e aviso de transposição da faixa de rodagem (com função corretiva e orientação centrada). Para o efeito existem várias câmaras, radares e sensores, além de que, em situações de maior perigo, e se o condutor não reagir, o sistema ‘Emergency Assist’ poderá iniciar vários avisos acústicos (faseados) e efetuar ligeiras travagens de alerta até à imobilização do veículo. De seguida, através da função eCall, o Terramar poderá contactar de forma automática os serviços de emergência, transmitindo a localização e o número de passageiros a bordo. Na segurança passiva destaca-se a inclusão de sete airbags, entre os quais um grande airbag frontal-central, além de avançado sistema ‘Pre-Crash’, que prepara o automóvel para uma eventual colisão mediante as informações dadas pelos radares e sensores.
Por fim, através da aplicação My Cupra, os proprietários podem assegurar o controlo remoto de várias funções, desde a regulação da climatização até à gestão da carga da bateria, além do fecho e desbloqueio do veículo à distância. Última nota para a tecnologia LED Matrix Ultra aplicada nos faróis dianteiros, cuja elevada definição não só garante a melhor iluminação da estrada como é capaz de recolher dados sobre a qualidade do asfalto, transmitindo ainda informações ao condutor acerca das condições metereológicas (neve e gelo), da sinalização e da proximidade de outros veículos. Inteligente, sem dúvida!
Série especial
Sob o lema ‘There’s No Second’, a Cupra propõe a série limitada ‘America’s Cup’ do Terramar, num total de 1337 unidades, tendo exatamente como pretexto a 37.ª edição da famosa regata que está a decorrer na cidade de Barcelona. Esta série especial adotará a motorização eHybrid VZ de 272 cv, à venda na cor cinzento Enceladus mate – inicialmente exclusiva –, e contando ainda com jantes em liga leve pretas de 20” e a inscrição a laser do logótipo ‘America’s Cup’ nos pilares laterais. O interior é revestido a pele Moonslate, combinada com detalhes a preto e bancos ‘baquet’ com a etiqueta da prestigiada competição.
O novo Cupra Terramar estará à venda a partir do início de novembro, com versão eTSI de 150 cv a começar nos 41.900 euros.
Texto: João Ouro