Publicidade Continue a leitura a seguir

Tesla desaponta em estudo de satisfação nos Estados Unidos

Publicidade Continue a leitura a seguir

No inquérito de satisfação da Consumer Reports, Tesla com a segunda pior marca de 2021. Entre as dez marcas mais cotadas, oito são japonesas…

Mais um ano, mais um inquérito de satisfação. Os americanos da Consumer Reports, a publicação da Consumer Union, associação para a defesa de consumidor nos EUA, divulgou os resultados de mais um estudo que permite estabelecer o ranking das marcas de automóveis mais e menos fiáveis para os clientes no lado de lá do Atlântico.

A publicação avalia entre 0 e 100 cada marca e modelo, em função dos problemas e virtudes detetados e comunicadas pelos proprietários, para calcular uma classificação com a média.

Só marcas com dados suficientes em pelo menos dois dos seus modelos podem participar no estudo, o que explica a ausência de marcas como a Alfa Romeo, Dodge, Fiat, Jaguar, Land Rover, Maserati, Mitsubishi e Polestar.

Oito marcas japoneses entre as dez mais fiáveis

À semelhança do que aconteceu noutros anos, as marcas japonesas dominam o mega-inquérito de satisfação. A Lexus lidera destacada a lista das marcas mais fiáveis em 2021, ultrapassando a compatriota Mazda, que foi a empresa com melhor avaliação no ano passado.

A Toyota fecha o pódio das únicas três únicas marcas com classificação global acima dos 70 pontos.

Curiosamente, no ‘top10’ só há uma marca europeia e é a MINI, num honroso 10.º lugar, à frente de Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Em sentido contrário, as marcas que se destacaram com as três piores pontuações atribuídas por clientes: Jeep (com 26 pontos), Tesla (25) e Lincoln (18).

‘Top10’ por marca:

Lexus 76 (de 0 a 100)

Mazda 75

Toyota 71

Infiniti 69

Buick 66

Honda 66

Subaru 66

Acura 64

Nissan 63

MINI 60

Entre as conclusões do estudo, os especialistas da Consumer Reports também destacam que os SUV americanos têm nota acima da média das respetivas marcas e que os híbridos aparecem mais cotados do que as mecânicas exclusivamente a gasolina ou a gasóleo. Quanto aos SUV elétricos, são a categoria pior classificada em 2021.

O relatório completo da Consumer Reports pode ser encontrado aqui.