A Tesla pretende contar com cinco ‘gigafábricas’ em atividade a médio-prazo, de acordo com o mais recente plano de investimento revelado hoje. Uma dessas infraestruturas pode vir a ser construída em Portugal, caso o nosso país seja eleito para acolher a ‘gigafábrica’ europeia, conforme deseja o grupo ‘Bring Tesla Gigafactory to Portugal’, criado no Facebook.

Tendo a construção da sua fábrica no Nevada numa fase já muito avançada e inserindo já a fábrica de painéis solares da SolarCity que foi adquirida no final do ano passado por Elon Musk, situada em Nova Iorque, a Tesla admite que está a na fase final do processo de seleção de duas localizações para outras ‘gigafábricas’, mas diz que podem ser três as fábricas a construir.

Uma dessas localizações que está em estudo para situar uma ‘gigafábrica’ é na Europa, havendo diversos países em contenda para receber esta infraestrutura de produção de baterias e veículos elétricos, incluindo mesmo Portugal. A concorrência, porém, vem de Espanha, França, Países Baixos e outros, tornando assim o processo de decisão mais demorado, esperando-se uma decisão este ano.

Elon Musk, CEO da Tesla, não referiu mais detalhes sobre a potencial localização ou finalidade das fábricas em estudo.

Resultados financeiros positivos

Na mesma ocasião, a Tesla revelou também os seus resultados financeiros relativos ao último trimestre de 2016, indicando que os lucros estimados de 2.201 mil milhões de dólares foram ultrapassados com um resultado de 2.284 mil milhões de dólares, enquanto o lucro do cômputo do ano foi 73% superior comparativamente a 2015 – um total de sete mil milhões de dólares. Por outro lado, as perdas por ação foram superiores ao previsto, sendo de 0,78$ quando a previsão era de 0.13$.

Com o Model 3 já no horizonte, estando o início da sua produção previsto para o mês de julho, a ‘gigafábrica’ do Nevada também dá sinais de vitalidade, tendo já iniciado a produção de baterias elétricas. Quanto a modelos, as encomendas do Model S e do Model X alcançaram um volume recorde no derradeiro trimestre de 2016.