Proprietário de um Tesla Model Y fabricado na unidade chinesa de Xangai anotou as diferenças para o modelo feito na Alemanha.

A Tesla inaugurou a sua primeira fábrica europeia este ano, em Grünheide, Estado de Brandenburg, a 35 km de Berlim. A unidade alemã é a quinta maior instalação de produção da marca de Elon Musk em todo o mundo, ao lado da fábrica em Fremont, Califórnia, e das três gigafábricas no Reno (Nevada), Buffalo (Nova Iorque) e Xangai (China).

Esta quarta Tesla Gigafactory, na Alemanha, que se espera que fique encarregue de abastecer todos os principais mercados na Europa, é também a sua fábrica mais avançada, sustentável e eficiente até à data, combinando várias unidades de produção numa área de 300 hectares, numa área total de mais de 227.000 metros quadrados, espaço suficiente para a produção de outros elementos, desde motores a bancos. Diferenças que não afetam, em teoria, a qualidade do produto, de acordo com a versão oficial.
Mas, agora, surge mais um vídeo comparativo que indica que um Tesla Model Y fabricado na capital alemã pode ter mais qualidade do que uma unidade do mesmo modelo fabricada na China.

O youtuber RSymons RSEV, propietário de um Tesla Model Y Long Range fabricado na unidade de Xangai, colocou o seu SUV elétrico lado a lado com um exemplar saído das linhas de montagem da fábrica de Berlim, que diz ter condução mais confortável, mesma apesar de contar com jantes maiores de 21 polegadas.

O interior do Tesla Model Y de fabrico alemão apresenta materiais ligeiramente melhores, sobretudo nos painéis das portas, e o youtuber também destaca uma evolução no sistema de colunas que utiliza um amplificador diferente em comparação com a unidade chinesa.
Mais diferenças nos apoios bancos dianteiros, no mecanismo de abertura do porta-luvas e na chapeleira da mala. Tudo para ver no vídeo abaixo: