Ações da Tesla registaram valorização de 168% na primeira metade de 2020 e o fabricante norte-americano de elétricos já ultrapassou a japonesa Toyota em valor de mercado.

A marca de Elon Musk é a partir desta semana o fabricante de automóveis com maior valor em bolsa em todo o mundo. De acordo com uma publicação da Bloomberg, o valor em bolsa da Tesla ascende aos 210 mil milhões de dólares (cerca de 186,5 mil milhões de euros), valor que ultrapassa os cerca de 203 mil milhões do construtor japonês.

Desde que a Tesla iniciou a sua operação bolsista, em 2010, o valor dos títulos da empresa com sede na Califórnia disparou de 17 dólares por ação para cerca de 1.100 dólares, o registo mais elevado de sempre, verificado esta semana.

Contas feitas, em dez anos, o fabricante de elétricos obteve uma valorização de mais de 4.000%, sem desaceleração à vista.

Entre os principais contributos para o aumento assinalável do capital bolsista da Tesla este ano esteve a boa performance comercial da marca no primeiro trimestre, com mais de 88.000 unidades entregues e lucros de 16 milhões de dólares, após ter alcançado receitas de 5.985 milhões de dólares, subida de 32% face aos números de janeiro a março de 2019.

Contudo, e apesar do que possam sugerir as valorizações em bolsa, a Tesla produz atualmente meio milhão de veículos por ano, enquanto a Toyota ultrapassa a marca incrível dos 10 milhões.