Tesla lucrou 8 vezes mais do que a Toyota em cada carro

11/11/2022

Primeiro lugar na lista dos construtores mais valiosos do mundo, posição que ocupa desde 2014, de acordo com o ranking “Best Global Brands”, a Toyota é também a marca que lidera o mercado global, com 10,5 milhões de veículos vendidos no ano transato.

Mas, de acordo com analistas no Japão, está longe de ser a mais lucrativa…

Estudo publicado pelo Nikkei Asia, o maior jornal económico do Japão, revela que a Tesla obteve oito vezes mais lucro por veículo do que o Grupo Toyota no trimestre de julho a setembro deste ano. E isto apesar do consórcio japonês ter vendido sete vezes mais automóveis durante esse período.

De acordo com referido estudo, a Tesla terá reportado um lucro líquido de 3,29 biliões de dólares, contra cerca de 3,15 biliões da Toyota.

Especialistas como Kota Yuzawa, analista da Goldman Sachs Japan, consideram que “a diminuição do lucro entre julho e setembro não equivale a um declínio no potencial de ganhos reais da Toyota”, que, em bom rigor, ultrapassou a Tesla em termos de lucro operacional.

Mas, atualmente, a marca de Elon Musk é uma das companhias mais lucrativas do mundo, imbatível quando se contabiliza o que encaixa com cada carro que vende: o lucro líquido por veículo estimado é de 9.570 dólares, enquanto a rival japonesa não irá além dos 1.200 dólares por veículo.

“O maior fator por trás do crescimento do lucro da Tesla é o volume de vendas, depois os aumentos de preços e um aumento nas vendas de software de direção autónoma”, comentou Koji Endo, analista da SBI Securities.