O fabricante norte-americano pediu aos seus fornecedores que se preparassem para um aumento de dois dígitos na produção do Model Y, de acordo com fontes citadas pela agência Reuters.
As primeiras notícias surgiram na imprensa chinesa e falavam de uma variante de 7 lugares a ser produzida ainda este ano. A Reuters corrige estas notícias, afirmando que existem mesmo planos para uma nova variante, mas que esta será de 6 lugares e com a produção a começar no final de 2025.
A variante de 6 lugares destinar-se-á,, de acordo com o noticiário local, aos mercados chinês e europeu. A Tesla vende uma variante de sete lugares do Model Y nos Estados Unidos, mas com pouco espaço na terceira fila de bancos.
A imprensa chinesa diz que a variante de 6 lugares que está agora a ser equacionada para o final de 2025 pesará mais 45 quilos do que o Model Y normal.
A futura variante de 6 lugares do Model Y será produzida na Giga fábrica de Xangai, que aguarda aprovação das autoridades para se expandir em mais 70 hectares.
O Tesla Model Y é o automóvel mais vendido na China, com vendas de 207 800 veículos entre janeiro e junho, embora o sedan Seagull da BYD esteja a recuperar o atraso. Em termos globais, a BYD é a marca mais vendida em território chinês.
A Tesla está confiante que as suas vendas na China aumentem no terceiro trimestre devido ao forte crescimento que tem registado nas cidades mais pequenas.
De acordo com as duas fontes anónimas citadas pela agência Reuters, a versão do Modelo Y de sete lugares existente nos EUA, não se adapta a outros mercados, nomeadamente o chinês, por ter uma terceira fila apertada.
Foi por considerarem que a versão de 7 lugares seria impopular na China que a marca norte-americana decidiu avançar com uma mais cuidada variante de 6 lugares, de acordo com as fontes.