Tesla vai criar exército destes robôs com inteligência artificial

02/10/2022

Mais relevante para o negócio e mais barato do que um carro, o Optimus não se cansa, não fica doente nem tira folgas e vai substituir humanos nas fábricas da Tesla.

Como prometido, o momento mais aguardado da cerimónia do “IA Day” da Tesla, na passada madrugada, na Califórnia, Elon Musk revelou o protótipo do robô humanoide Optimus, que substituirá humanos em trabalhos difíceis e repetitivos, incluindo nas linhas de montagem da marca de automóveis elétricos.

Ainda muito diferente da imagem antecipada em vários documentos anteriores, o Tesla com duas pernas para andar subiu mesmo ao palco para saudar toda a assistência, após o discurso de apresentação de Elon Musk, no qual explicou que o projeto tem, atualmente, mais potencial de negócio do que os veículos elétricos da marca, confirmando o que disse exatamente há uma ano: “Se pensas na economia: a base é o trabalho. Então, o que acontece realmente quando não tens escassez de mão-de-obra? É disso que trata o Optimus…”.

A ideia é colocar a tecnologia e as técnicas de Inteligência Artificial ao serviço das empresas e das instituições para eliminar os trabalhos perigosos e repetitivos. De acordo com informações recentes, milhares serão usados nas fábricas da marca.

De acordo com a marca norte-americana, o Optimus terá 1,75 metros de altura e 57 kg, podendo transportar até 20,4 kg de peso com as duas mãos. E será “pacífico”. Confrontado com a questão, Musk comentou que não será difícil dominar este robot pela força… ou fugir dele! “Quem conseguir correr a mais de 8 km/h não terá qualquer problema”, disse o CEO da Tesla.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.