O grupo Stellantis anunciou o arranque dos testes públicos de um sistema de carregamento de veículos elétricos por indução, naquela que será uma evolução fundamental e disruptiva para a aceitação dos automóveis elétricos. O teste decorre num pequeno anel privado que faz parte da autoestrada italiana – a A35 –, tendo recebido o nome de ‘Arena Del Futuro’ ou área do futuro, em tradução livre.

Após anos de intensos e aprofundados estudos, o ‘Arena Del Futuro’, circuito construído pela A35 Brebemi – troço de autoestrada que assegura a ligação direta entre Brescia e Milão – em colaboração com a Stellantis e outros parceiros internacionais, instituições públicas e universidades, tornou-se agora uma realidade.

Depois de terem sido identificadas as melhores tecnologias de eletrificação rodoviária e de se ter preparado o circuito, inicia-se agora a terceira fase do projeto, centrada na experimentação da tecnologia adotada. A inauguração do circuito de 1050 metros de comprimento foi um sucesso. Localizado numa área privada da autoestrada A35, perto da saída de Chiari Oeste, é alimentado por uma potência elétrica de 1 MW. O ‘Arena del Futuro’ está agora pronto para testar, em condições reais, a tecnologia inovadora utilizada para carregar veículos elétricos quando estes circulam nesse percurso.

Os primeiros veículos – um novo Fiat 500 e um autocarro Iveco E-Way – preparados para testar o sistema, já percorreram inúmeros quilómetros, com resultados “mais do que encorajadores”, segundo a Stellantis. O objetivo é demonstrar como o sistema DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) – a principal característica deste circuito ‘Arena del Futuro – se perfila como uma das melhores tecnologias candidatas a responder de imediato e de forma concreta às necessidades de descarbonização e de sustentabilidade ambiental no setor da mobilidade.

A participação da Stellantis neste projeto faz parte da estratégia de eletrificação ilustrada pela empresa no seu “EV Day”, a 8 de julho de 2021, o qual prevê que, até 2030, mais de 70% dos veículos vendidos na Europa sejam 100% elétricos e que mais de 40% dos vendidos nos Estados Unidos sejam de veículos de baixas emissões.

O principal objetivo é oferecer aos clientes não só veículos com a tecnologia mais recente, com grande autonomia e velocidades de carregamento ultrarrápidas, mas também um ecossistema de serviços que possa satisfazer todas as necessidades de uma base de clientes cada vez mais exigente. Até 2025, a Stellantis prevê investir mais de 30 mil milhões de euros em eletrificação e no desenvolvimento de software, que apoiem os planos de descarbonização e assegurem, simultaneamente, um dos melhores níveis de satisfação dos clientes à escala mundial.

Utilizando a DWPT, os veículos elétricos podem ser carregados ‘sem fios’ ao serem conduzidos em pistas equipadas com cablagens elétricas, através de um sistema inovador de curvas instalado sob o alcatrão. Esta tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um “recetor” especial que transfere a energia procedente da infraestrutura rodoviária para a bateria, com o objetivo de gerar um sistema de mobilidade “zero emissões”. Ao mesmo tempo, a conectividade avançada das tecnologias IoT (Internet das Coisas) garantirá a máxima segurança rodoviária, ao possibilitar um diálogo constante entre a autoestrada e os veículos que nela viajam. A superfície da estrada será também otimizada para a tornar mais durável sem alterar a eficiência e eficácia do carregamento indutivo.

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