‘The Car Bar’: Uma nova forma de servir bebidas no carro

09/01/2023

O mundo dos acessórios para automóvel está repleto de boas ideias… e de soluções como ‘Car Bar’, uma máquina de bebidas para prender no banco do condutor…

Se conduzir não beba! O consumo de bebidas alcoólicas afeta as capacidades cognitivas e percetivas do condutor, em especial a visão e a audição, ao mesmo tempo que reduz os tempos de reação.

Mas Sanjeev Lal, antigo engenheiro da Dyson, acredita que não há nada de errado em servir uma bebida aos passageiros que viajam confortavelmente instalados no banco de trás.

Por isso, o inventor dedicou tempo e dinheiro a criar o ‘Car Bar’, que como o nome indica é um bar para ter no carro, preso ao banco do condutor.

Lal desenhou e testou 78 protótipo diferentes, até chegar a configuração final, que aguarda a aprovação da patente e o investimento necessário para passar à fase de produção.

Problemas: Não só a questão legal, que depende, obviamente, de cada país, mas também um rol de dúvidas em matéria de segurança e funcionalidade, mais ainda se tivermos em consideração a explicação no site oficial (https://www.thecarbarstore.com/), que diz que o dispositivo foi criado para evitar o derrame de bebidas no interior dos veículos.

O acessório para instalar no encosto do banco dianteiro tem pontos de fixação simples compatíveis com o apoio de cabeça, pesa pouco mais de 1,4 kg e mede 32 cm em largura e 36 cm em altura, roubando só 11 cm no espaço para o banco da frente. Custará cerca de 180 euros (sem bebidas), mas está já preparado para ser carregado com duas garrafas, cada uma com a sua torneira dedicada e o pousa-copos ao centro.

O sistema alimentado por uma bateria de 9V, mas que também pode ser conectado à fonte de alimentação de 12V do carro, funciona com o simples toque num botão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.