Publicidade Continue a leitura a seguir

‘The Speedster’, a moto voadora que já é uma realidade

Publicidade Continue a leitura a seguir

Acelera a 240 km/h, tem autonomia para percorrer até 30 quilómetros no ar e já pode ser encomendada, por preços a rondar os 320 mil euros…

 

Depois dos autónomos que circulam sozinhos na estrada, é quase certo que teremos carros e motos a sobrevoar as cidades para fugir aos engarrafamentos de trânsito. E, quando esse momento chegar, os americanos da JetPack Aviation querem estar na linha da frente, com o seu radical ‘The Speedster’, o transporte individual que se conduz como uma moto… mas a 4.500 metros do solo!

Ao contrário de outros protótipos em desenvolvimento, a moto voadora desta empresa com sede em Los Angeles, especializada em soluções de mobilidade vertical, conserva o estilo e as formas de uma moto de estrada, incluindo a posição de condução caraterística, com o piloto encostado para a frente e os pés apoiados nos estribos ligeiramente recuados.

Também a cúpula dianteira está desenhada para proteger da deslocação do vento e melhorar a aerodinâmica, há um ecrã para a instrumentação no painel de bordo. Mas, em vez de um volante convencional, há dois joysticks, um para cada mão.

Tecnicamente, o modelo utiliza um sistema de quatro microturbinas para se manter no ar e mais duas instaladas na traseira que ajudam a estabilizar e nas mudanças de direção.

O conjunto de conceção ultraleve não ultrapassa os 104 kg, e pode transportar até 108 kg de peso, atingindo uma velocidade máxima de 240 km/h.

A marca anuncia autonomia para até 30 minutos de voo (utiliza Diesel ou querosene), dependendo da versão e do peso do piloto.

A JetPack Aviation já aceita encomendas para a versão civil, a Recreational, que tem produção limitada a apenas 20 exemplares, por um preço que ronda os 330 mil euros; 18 mil euros é o valor do depósito inicial.

Estas são as imagens mais recentes da fase final do desenvolvimento, em condições reais de voo: