A Suzuki apresentou no início deste ano a sua estratégia de eletrificação para a sua gama, com o intuito de reduzir as emissões poluentes da sua gama. Para tal, deposita confiança na tecnologia de hibridação suave, com recurso ao sistema de 48 volts, que já se pode encontrar no Vitara e também no Swift Sport, modelos que têm um sistema mais avançado.

Os novos sistemas híbridos para os Swift Sport, Vitara e S-Cross oferecem emissões inferiores em até 17% comparativamente com um modelo puramente alimentado por um motor de combustão, obtendo o mesmo valor de poupança nos consumos (de acordo com o ciclo WLTP) sem custo para as prestações, na medida em que disponibiliza um binário mais intenso em virtude da ‘ajuda’ elétrica (mais 10 kW/14 CV).

Este novo sistema de 48 volts está agregado a um novo bloco Boosterjet K14D de 129 CV (a que se juntam os tais 14 CV ‘elétricos), substituindo o motor 1.4 Boosterjet, possibilitando ganhos igualmente na potência, além da eficiência, possibilitada também pelo aumento inferior a 15 kg face a um motor convencional sem sistema elétrico agregado.

O sistema compreende uma bateria de iões de lítio, um alternador/gerador por correia (ISG) e um conversor de 48 V para 12 V para alimentar outras funcionalidades do veículo, como a iluminação, sistema áudio e ar condicionado. O ISG atua tanto como gerador e alternador, assistindo o motor térmico durante a fase de arranque, com 235 Nm de binário disponível a partir das 2000 rpm. A bateria estará colocada sob os bancos dianteiros para melhorar a distribuição de peso, bem como a unidade de conversão DC/DC.

Num outro dado importante, o sistema híbrido poderá movimentar o veículo apenas com energia elétrica a velocidades abaixo dos 16 km/h.

Quanto a preços, o Swift Sport Mild Hybrid estará disponível a partir dos 25.222€, a que se podem retirar 2000€ com campanha comercial e 1000€ com campanha de financiamento, para um valor final de 22.222€. Já o preço de entrada o S-Cross Mild Hybrid é de 26.508€, mas também conta com descontos de 2300€ referentes a campanha comercial e de 1400€ referentes a financiamento próprio. O Vitara Mild Hybrid tem um preço de entrada de 26.227€, mas junte-se os descontos comerciais de 1300€ e de financiamento de 1400€ e o SUV pode ficar por 23.527€.

Note-se que todos os modelos passam a dispor de sistema híbrido, embora o Ignis e o Swift tenham um sistema simplificado SHVS que já existia anteriormente. No caso do mais compacto Ignis, a marca apresenta também uma série de novidades estéticas e tecnológicas em atualização de meio de ciclo, com preços de acesso à gama a partir dos 16.888€, a que podem ser subtraídos, como nos modelos anteriormente descritos, 1575€ de campanha comercial e 1000€ de campanha de financiamento.

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