Toyota ‘brinda’ a Le Mans com GT86 especiais de ‘corrida’

08/06/2018

Com mais uma edição das emblemáticas 24 Horas de Le Mans no horizonte, a Toyota revelou três modelos de homenagem à sua participação na prova que decorre anualmente em La Sarthe. Eis três versões especiais do coupé desportivo GT86, denominação que ‘rima’ também com o facto de ser a 86ª edição da competição gaulesa.

Estes modelos têm uma decoração específica (feita pelos especialistas Funkee Fish) em homenagem a alguns dos carros com que a marca participou nas 24 Horas de Le Mans ao longo dos anos, como é o caso do TS010 de 1992, o TS020 de 1998 e o TS050 Hybrid. Além das decorações icónicas, cada um dos modelos tem também uma asa traseira específica, noutro ‘piscar de olho’ à competição e dispõem ainda de alterações na suspensão, aproximando-se do solo em 40 mm, e no sistema de escape, este último efetuado pela Miltek.

a carregar vídeo

“O GT86 dispõe-se como uma tela fantástica para prestar tributo a alguns dos espetaculares carros de corrida da Toyota que captaram as atenções do público em Le Mans. A resposta aos nossos coupés de decoração retro foi fantástica e esperamos que estes novos carros – todos criações únicas – gerem o mesmo tipo de entusiasmo à medida que nos aproximamos da corrida de 24 Horas deste ano”, explicou James Clark, o porta-voz da Toyota no Reino Unido.

Note-se que dois dos modelos aqui ‘evocados’ estiveram muito perto de ganhar a prova, apenas ‘caindo’ por azares mecânicos já perto do final da prova, nomeadamente o TS020 e o TS050 Hybrid, que há dois anos perdeu o triunfo com cinco minutos para o final.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.