Toyota converteu clássico dos anos 80 e criou um BEV e um Fuel Cell

17/01/2023

Considerando que os atuais modelos com motores de combustão interna se manterão no ativo muito tempo, a Toyota sugere como opção para garantir uma maior sustentabilidade da mobilidade, a reconversão. E deu o exemplo, criando uma versão BEV e outra H2 de um clássico.

A Toyota revelou dois exemplares reconstruídos do clássico Corolla GT-S dos anos 1980, conhecido pelo código interno AE86: um desses veículos tem uma motorização elétrica a bateria e o outro está equipado com um motor de combustão a hidrogénio.

A marca japonesa levou estes dois modelos ao Salão Automóvel de Tóquio, como uma forma de demonstrar como os veículos mais antigos – especialmente os apreciados pelos entusiastas – podem ser mantidos na estrada mesmo com padrões de emissões mais rígidos.

“A realidade é que não podemos atingir emissões zero de carbono em 2050 simplesmente mudando todas as vendas de carros novos para EV”, afirma o CEO da Toyota, Akio Toyoda, no discurso na abertura do salão de Tóquio.

Na perspetiva da Toyota, muitos veículos de combustão interna antigos permanecerão em circulação durante muito tempo e mesmo após as vendas de viaturas novas passarem a ser integralmente elétricas.

Tendo em conta essa realidade, a reconversão de veículos atuais e clássicos a elétricos é uma outra forma possível de reduzir emissões.

“EXISTE UM CAMINHO NEUTRO EM CARBONO QUE OS AMANTES DE CARROS PODEM SEGUIR”, DIZ AKIO TOYODA.

A Toyota mostrou, assim, dois Corolla GT-S: o concept AE86 H2 que utiliza um motor de combustão que queima hidrogénio em vez de gasolina. Neste veículo, o hidrogénio é armazenado em dois tanques de alta pressão, aproveitados do um veículo de célula de combustível Toyota Mirai.

Por seu lado, o também concept AE86BEV é alimentado por um motor elétrico proveniente de uma pick-up híbrida Toyota Tundra, tendo ainda a bateria oriunda do híbrido plug-in Prius. Por questões de sustentabilidade, ambos os conceitos têm bancos “rejuvenescidos” e cintos de segurança feitos de uma mistura de material usado e reciclado.