Se a Toyota fizesse um hiperdesportivo com 1000 CV? Eis o resultado…

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A Toyota surpreendeu o Salão de Tóquio dedicado a peças e tuning automóvel com um novo protótipo de um superdesportivo híbrido com capacidade para debitar 1000 CV de potência.

O GR Super Sport Concept é a visão da Gazoo Razing, o braço desportivo da marca nipónica, para aquilo que será um desportivo de prestações mais extremas, envergando igualmente um estilo muito agressivo que se inspira na competição e que, de forma muito relevante, pode também dar sinais muito evidentes daquilo que poderão vir a ser os futuros modelos do Campeonato do Mundo de Endurance (WEC).

É desse campeonato e mais concretamente do protótipo de Le Mans TS050 Hybrid, aliás, que deriva o conjunto motriz que equipa o GR Super Sport Concept, já que este conjuga um bloco V6 bi-turbo de 2.4 litros com uma unidade elétrica que proporciona um valor excêntrico de 1000 CV para um valor de peso que, embora não revelado, deverá ser baixo para uma relação peso/potência proveitosa que mimetize o dos carros de competição.

A aerodinâmica foi um ponto fortemente trabalhado neste carro, pensado sobretudo para providenciar elevada carga aerodinâmica a velocidades mais altas. Porém, denotando o seu estatuto de concept, o GR Super Sport não apresenta muitos dos elementos que o tornariam ‘legal’ para circular em estrada pública, a começar por iluminação ou portas. Na verdade, este Toyota aproxima-se mais de um monolugar com carroçaria do que de um carro de estrada, pelo que se afigura como uma proposta racional para dar continuidade ao seu legado no Mundial de Endurance…

No entanto, mesmo que este modelo nunca venha a surgir nas estradas, pode dar indicações para um desportivo de idêntica estirpe, uma vez que a Toyota está empenhada em fazer regressar um lado emocional de que se afastou por algum tempo. Por isso mesmo, a divisão Gazoo Racing tem hoje um peso já muito grande na firma nipónica, valendo a pena notar a indicação dada pelo presidente desta submarca, Shigeki Tomoyama, de que o GR Super Sport Concept mostra como a marca pretende desenvolver desportivos a partir de modelos de competição.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.