M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Toyota é das marcas que mais usa a variante antiga do circuito do Nürburgring, o clássico Nordschleife, para testar os seus novos modelos. Mas por vezes era preferível testar mais próximo de casa, pelo que a marca japonesa quer construir uma mini-réplica da pista alemã num novo centro de pesquisa no Japão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O novo centro de pesquisas está a ser construído na prefeitura de Aichi, onde também está sedeada a Toyota. O centro em si vai ocupar 6,5 quilómetros quadrados, e vai estar ladeado por nada menos que 11 pistas de testes, mas uma vai chamar mais atenção que todas as outras. A réplica do Nürburgring vai ter um quinto do tamanho da original, com 5,3 quilómetros de perímetro, e vai ter apenas 85 metros de elevação, contra os mais de 300 metros da pista alemã.

A Toyota já é proprietária da pista de Fuji, onde já teve lugar o Grande Prémio do Japão de F1, e que atualmente recebe uma jornada do Campeonato do Mundo de Endurance. Mas esta pista é demasiado convencional para as necessidades da Toyota, que necessita de algo para replicar as condições normais que um automóvel encontra na estrada, e ter um mini-Nürburgring, com zonas sinuosas e estreitas, a descer e a subir uma montanha, vai ser o ideal para a marca.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.