Publicidade Continue a leitura a seguir

Transforma a bicicleta numa autocaravana para as férias. E funciona?

Publicidade Continue a leitura a seguir

O meio de transporte mais amigo do ambiente transformado numa autocaravana para passar férias na natureza. Uma ideia que funciona melhor no papel…

O caravanismo está na moda e a sustentabilidade é a máxima do momento para a indústria dos transportes. Da combinação destas duas tendências nasceu mais este projeto caseiro em duas rodas, uma bicicleta onde pode pernoitar, desde que esteja preparado para sacrificar alguns confortos simples que está habituado a ter em casa.

É uma conversão única realizada por dois irmãos, Christopher e Jeffrey Ryan, num tempo recorde de apenas dois meses, com o objetivo de partirem numa “roadtrip” ao longo de mais de 150 quilómetros de costa.

A caravana está equipada com o mínimo indispensável para viver na natureza, com uma mesa de refeições com dois bancos individuais, uma cozinha com fogão compacta e vários espaços de arrumação, e uma cama de casal montada na traseira, por cima do espaço para a bagagem, onde há também um painel solar e uma bateria de alta capacidade que garante a energia necessária para o interior.

Problema: o conjunto, que não prima pela aerodinâmica eficiente, tem também um peso avantajado. São ao todo 227 kg, para puxar a pedais…

No primeiro dia fizeram pouco mais de 11 quilómetros, com um dos irmãos a ter de descer do veículo para empurrar nas subidas. A segunda parte do percurso também “encolheu” para menos de metade, já incluindo a viagem de Uber para comprar uma segunda bicicleta para ajudar rebocar a pesada caravana. Sem sucesso.

Agora, a solução estará na adoção de e-bikes, com a parte elétrica a fazer o trabalho mais pesado.