Os ferries farão uma rota ecológica entre Tarifa, Espanha, e Tânger, Marrocos, percorrendo 18 milhas (30 quilómetros) com energia eléctrica.
Cada ferry será alimentado por sistemas eléctricos de 16 MW e quatro baterias de 11 500 kW. As baterias serão recarregadas em 40 minutos por dois inovadores braços robóticos autónomos durante as paragens nos portos. Os ferries transportarão 804 passageiros e 225 automóveis, atingindo velocidades de até 26 nós.
“Trata-se de um projeto público-privado pioneiro e tecnologicamente avançado que nos permitirá, pela primeira vez, fazer todo o percurso utilizando apenas energia eléctrica e, por conseguinte, zero emissões “, declarou Adolfo Utor, Presidente e Proprietário da Baleària.
Os ferries serão construídos nos estaleiros de Armon, em Espanha, e estarão concluídos em dois anos e meio. Cada navio terá geradores a gasóleo de reserva para emergências. Os portos de Tarifa e Tânger disporão de baterias de 8 MWh e de energia eléctrica em terra para carregamento rápido.