Travões verdes aumentam a autonomia elétrica

02/12/2022

Green Caliper, o sistema de ‘travões verdes’ da Continental que é específico para automóveis elétricos.

Usar o travão para aumentar a autonomia num automóvel elétrico não é algo novo – nestes modelos, a energia cinética da travagem é transformada em energia passível de ser armazenada na bateria –, mas os Green Caliper da Continental tornam este equipamento num elemento ainda mais preponderante de poupança.

Trata-se de sistema de travagem que está especificamente desenhado para responder às necessidades de travagem de um veículo elétrico, com discos simplificados e de menores dimensões, maxilas em ferro fundido que são também muito mais compactas e novas pastilhas mais finas, já que cada um destes elementos num carro elétrico está sujeito a um desgaste muito menor. De acordo com a Continental, o motor elétrico assume mais de 80% de todas as desacelerações.

No entanto, os travões convencionais ainda são necessários, nomeadamente em situações de travagem de emergência, exigindo maior desempenho devido ao peso por norma mais avantajado do veículo elétrico a bateria.

Os travões ‘verdes’ da Continental apresentam-se, então, como o compromisso ótimo, desenhados para extrair menos energia quando não estão a ser utilizados e também oferecerem um desempenho eficaz nas poucas situações em que são chamados a intervir.

A marca afirma que o peso do conjunto desce em cerca de 5 kg por roda (2 kg em cada maxila e menos 3 kg no disco), o que significa que o Green Caliper é até 20% mais leve do que um sistema convencional. Sendo que este design tem igualmente impacto na redução do atrito, de forma a aumentar a distância percorrida com a mesma quantidade de energia.