Três marcas vermelhas no velocímetro do carro: sabe o que são?

20/06/2022

Traços ou pequenos pontos vermelhos que complementam as marcações do velocímetro do seu automóvel, quer saber para que servem?

Na era da digitalização, os painéis de bordo dos automóveis são praticamente configuráveis a gosto e cada vez menos padronizados. Mas, para boa parte dos condutores, o que está diante dos olhos ainda é… analógico. Se é o caso, o mais provável é que já tenha questionado sobre a função das diferentes marcações no velocímetro do seu carro. Geralmente gravadas a vermelho, para contrastar com as marcas brancas ou negras em múltiplos de 10 para a velocidade.

Não estão presentes em todos os modelos, alguns construtores apresentam apenas uma marca, outros estabelecem duas ou mesmo três marcações. Mas, o que significam afinal?

Acredita-se que estas marcações, que se popularizaram nos painéis de instrumentos dos automóveis em meados da década de 70, surgiram da vontade de alguns fabricantes passarem a indicar nos seus modelos os chamados “shift points”, ou seja os momentos ideias de passagem de caixa. Uma ferramenta que seria especialmente útil em modelos que não dispunham de conta-rotações.

Contudo, esta teoria foi sendo desacreditada ao longo do tempo, para dar mais força à ideia de que se trata afinal de marcações de velocidade máxima, nas zonas especiais (escolas, hospitais e outros), dentro das localidades e em autoestrada. Os valores podem variar de acordo com o modelo, a marca ou o país de origem, uma vez que a graduação é feita com base nos limites de velocidade impostos por lei na grande maioria dos países europeus e não localmente.