Triciclo Cudell De Dion reforça colecção do Museu do Caramulo

18/04/2023

A colecção do Museu do Caramulo foi reforçada com um triciclo Cudell De Dion de 1898, complementado com um atrelado de vime capaz de acomodar um único passageiro.

Construído pela Cudell & Co Motorenfahrzeug-Fabrik, em Aachen, na Alemanha, e com design licenciado De Dion-Bouton, este raro modelo em exibição com o número de quadro e de motor “532”, representa uma das primeiras formas de transporte motorizado.

Os nomes De Dion e Bouton estão intimamente ligados aos anos pioneiros do automóvel, inicialmente em sociedade com Trépardoux, na construção de vagões leves a vapor, o primeiro dos quais em 1883. No início da década de 1890, De Dion e Bouton direccionaram a sua atenção para os motores de combustão interna, o que não agradou a Trépardoux que viria demitir-se em 1894, deixando para os seus ex-sócios o logro de desenvolver o que foi, de facto, o primeiro motor de combustão interna de alta velocidade.

As unidades motrizes do Engenheiro Bouton alcançavam potências superiores às dos seus congéneres e contemporâneos Daimler e Benz, e acompanhavam-nas em termos de fiabilidade. Não é por isso de admirar que os motores De Dion Bouton tenham sido adoptados por muitos outros fabricantes de triciclos, quadriciclos e automóveis ligeiros, tanto na Europa, bem como nos Estados Unidos, influenciados, sem dúvida, pelo sucesso dos triciclos em eventos como o Paris-Bordeaux e outras corridas de resistência da época.

Acredita-se que actualmente existam no mundo apenas sete exemplares deste triciclo, sendo este exemplar único em Portugal. Em tempos esteve em exibição no National Motor Museum em Beaulieu e agora incorpora a colecção do Museu do Caramulo, passando a ser sendo o veículo de combustão mais antigo da colecção.