Triggo, o elétrico que se encolhe nas curvas

17/05/2020

Pensado para as cidades modernas, o Triggo é o primeiro veículo 100% elétrico que se inclina nas curvas e pode encolher de tamanho!

 

Alguns dos principais ‘players’ da indústria automóvel parecem acreditar que a eletrificação do automóvel será mais rápida no segmento dos veículos vincadamente urbanos. A prová-lo está, por exemplo, a aposta recente da Citroën no pequeníssimo AMI, modelo acessível para responder às necessidades de mobilidade nas cidades e centros urbanos. O mesmo conceito que a Renault já havia experimentado com o radical Twizy, e que também inspirou este simpático Triggo: um elétrico que se inclina nas curvas e pode encolher de tamanho!

Produzido na Polónia, o Triggo chegará às grandes capitais europeias, em meados de 2021, com lotação máxima para apenas dois passageiros e numa configuração de dois motores elétricos com cerca de 20 cv de potência combinada. A bateria de 8 kWh de capacidade promete autonomia para 100 km e é removível, podendo o proprietário ter mais do que uma ao serviço.

As dimensões compactas permitem enorme agilidade na urbe. E mais ainda porque o elétrico Polaco tem a capacidade de encolher-se sempre que é necessário. O Triggo mede 2,6 metros de comprimento e a largura varia de acordo com o estilo de condução. No chamado ‘cruise mode’, apresenta 1,48 m em largura, mas acionando-se o programa ‘manoeuvering mode’, o eixo dianteiro ‘encolhe’ e o carro passa a medir menos de um metro!

Nesta configuração pensada para ziguezaguear por entre o trânsito (o trem dianteiro basculante também permite alguma inclinação em curva), a velocidade está limitada a 25 km/h, sendo a velocidade máxima do Triggo de 90 km/h.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.