Trotinetes transformadas em “Ferrari”: em Espanha, fenómeno está a crescer

19/04/2024

Autoridades espanholas estão a ser confrontadas com o crescimento de casos de trotinetes modificadas que são capazes de superar os 100 km/h.

 

Em Espanha, as autoridades, encabeçadas pela Dirección General de Tráfico (o equivalente à nossa Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), procuram travar o uso de trotinetes com mais potência do que a que consta da homologação, por alteração da sua eletrónica.

Os responsáveis espanhóis estão a estudar regulamentação mais incisiva, em virtude do número crescente de casos de trotinetes “chipadas” com os quais se estão a deparar. E esta semana, a polícia prendeu mesmo um homem que conduzia uma scooter elétrica que podia atingir a velocidade de 111 km/h.

O CASO OCORREU EM SANTA COLOMA DE GRAMENET, PROVÍNCIA DE BARCELONA.

As autoridades multaram um utilizador que conduzia uma trotinete elétrica que quadruplicava a velocidade máxima permitida de 25 km/h.

O infrator enfrenta uma multa de 500 euros e as autoridades apreenderam o veículo ao por “representar um grave risco para a segurança rodoviária e não cumprir a regulamentação estabelecida”. A Lei de Segurança Viária espanhola classifica esses atos como “infração gravíssima” e podem levar à perda de até quatro pontos na carta de condução.

À SEMELHANÇA DA LEGISLAÇÃO PORTUGUESA, O REGULAMENTO GERAL DE VEÍCULOS DA DGT ESTABELECE QUE AS TROTINETES ELÉTRICAS TÊM UMA VELOCIDADE MÁXIMA DE 25 KM/H.

Nesta mesma localidade de Santa Coloma de Gramenet foi ainda detetado outro caso em que um utilizador conduzia uma trotinete capaz de atingir 98 km/h. As autoridades também aplicaram uma coima de 500 euros.

Como detetam se uma trotinete está alterada?

A polícia local dispõe de um instrumento muito simples para saber se uma trotinete elétrica é manipulada para ultrapassar os 25 km/h. consiste num rolo (equivalente aos rolos dos centros de inspeção para automóveis) onde a roda motriz da scooter é encaixada; o agente acelera, então, detetando-se se o veículo está ou não em conformidade em termos de velocidade. Com a proliferação das trotinetes, este género de dispositivo pode, nos próximos meses, ser adquirido por muitas outras cidades de Espanha.

Núria Parlon, a presidente deste município, explicou que algumas dessas multas estavam associadas a outros crimes, designadamente ao tráfico de drogas. Os detidos utilizavam este meio de transporte para se deslocarem rapidamente pela cidade.

Outro dado: a polícia municipal refere ainda que, em média, por dia passa quatro multas a proprietários de trotinetes, por diferentes motivos. As imagens que mostram a zona do parque municipal de veículos apreendidos reservado às trotinetes apreendidas por modificações é surpreendente. Veja aqui em baixo: