A radical S1-X é a trotinete elétrica de competição para o arranque da primeira edição do eSkootr Championship, no final do ano.
Em contagem decrescente para o início do eSkootr Championship (eSC), já são conhecidos os protótipos que vão acelerar nos circuitos urbanos do calendário de estreia.
O primeiro campeonato do mundo de trotinetes elétricas, concebido com o contributo de ex-pilotos de Fórmula 1, como Lucas di Grassi e Alex Wurz, para promover a mobilidade individual e sustentável, contará com os radicais S1-X, modelos desenvolvido pelos britânicos da Williams Advanced Engineering, com dois motores elétricos de 6 kW, para atingir velocidades a rondar os 100 km/h.
Com chassis especial fabricado em fibra de carbono e alumínio, a trotinete não ultrapassa os 35 kg de peso e monta rodas especiais de 6,5 polegadas para ótima estabilidade em curva. A eSC garante que o modelo pode inclinar-se a 50 graus, se o piloto for suficientemente corajoso…
A alimentar os dois motores (um por roda) está uma bateria de 24Ah, existindo sempre reserva de energia para acionar o botão de ‘boost’ no volante, para máxima potência nas retas. Os veículos também dispõem de um sistema de segurança que garante que a mecânica se desliga em caso de queda.
De acordo com as primeiras informações, a nova competição decorre em pistas especiais, com uma extensão entre 400 e 1000 metros, em corridas eliminatórias com a duração de cerca de 10 minutos. O campeonato será composto por dez equipas e um total de trinta pilotos.

