Trump não será fã dos autónomos: “Isso nunca irá funcionar”

19/03/2019

Enquanto muitos fabricantes vão apostando na tecnologia de condução autónoma, um dos desafios que têm pela frente é o da adequação dos regulamentos e legislação para acomodar esse avanço tecnológico. Outro obstáculo passa pela aceitação dos utilizadores desse tipo de tecnologia, mas também dos próprios governantes, como mostram as recentes notícias vindas a público e que dão conta da aparente renitência do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, em confiar num carro sem condutor.

De acordo com o site Axios, o presidente norte-americano demonstra-se cético quanto ao sucesso dos carros autónomos, havendo citações de que não confia naquela tecnologia e que a mesma “nunca irá funcionar”.

Essas declarações terão sido proferidas em encontros à ‘porta fechada’, colocando até, de acordo com uma das fontes anónimas citadas, equacionado a reação a um acidente de viação com um carro autónomo: “conseguem imaginar estar no banco de trás e, de repente, o carro começa aos ziguezagues após uma curva e não conseguimos parar aquela coisa?”, é citado naquele site que aponta quatro fontes distintas para atestar a descrença de Trump na tecnologia autónoma.

No entanto, recorde-se que Trump não é o único a demonstrar reticências neste sentido. Um estudo levado a cabo pelo clube automóvel americano AAA aponta que três em cada quatro pessoas inquiridas têm receio de andar em carros autónomos. Ou seja, em números de maior expressão, 71% dos condutores americanos terão medo de andar num autónomo.

Ainda assim, o Governo de Trump não estará a colocar entraves ao desenvolvimento de tal tecnologia, como nota o próprio site Axios, dando conta de que estão a ser removidas barreiras legislativas e implementadas guias de atuação e procedimento com vista ao teste e evolução de carros autónomos.