A Mercedes-Benz revelou o atualizado GLC Coupé, que passa a ter um design mais distinto, melhorias no interior e eletrificação em toda a gama de versões disponíveis, seja através de versões híbridas plug-in, seja através de versões mild hybrid de 48 V com motor de arranque/gerador integrado para maior eficiência.

Melhorando aquele que é um dos seus modelos de maior sucesso, a Mercedes-Benz dotou o GLC Coupé de novos argumentos, como a suspensão desportiva de série, mas também com a nova geração do sistema de infoentretenimento MBUX com maior facilidade de utilização, a que se junta ainda uma maior estruturação na informação apresentada, o mesmo se passando com o painel de instrumentos digital.

Design mais evoluído

O design exterior foi modificado para ser mais refinado e desportivo, com a linha exterior Avantgarde de série, que inclui jantes de 18 polegadas e apontamentos cromados no exterior. Os modelos híbridos saem da linha de montagem com pneus de medidas distintas entre os eixos dianteiro e traseiro. Acentuando a largura do carro, os faróis e a grelha têm novo desenho, enquanto o padrão da ‘estrela’ da Mercedes surge na grelha do radiador. Os farolins bipartidos atrás acentuam a impressão de largura, a par do elemento inferior em cromado.

Mais desportiva, a Linha AMG está disponível com jantes de 19 ou de 20 polegadas com pneus mistos, podendo também receber outros elementos, como os estribos laterais.

A marca reclama ainda ganhos ao nível aerodinâmico, reduzindo o atrito do GLC Coupé para 0.27 Cd, o que assim permite não só melhoria na eficiência, mas também uma redução dos ruídos aerodinâmicos.

No interior, a linha Avantgarde é também de série, com novas saídas de ar da climatização na área superior do tablier, além de outros detalhes diferentes em termos de acabamentos, desenhos e revestimentos. O painel de instrumentos LCD de 12.3” aparenta flutuar à frente do condutor, o mesmo se passando com o ecrã central de 11.9”, que está ligeiramente inclinado para o condutor.

Os painéis das portas foram também melhorados, com elementos metalizdos e uma zona flutuante na parte superior onde se encontram os comandos de ajuste dos bancos. Os bancos contam igualmente com um novo desenho na zona de ligação dos encostos de cabeça aos bancos em si.

O renovado GLC Coupé tem 4763 mm de comprimento, sendo 31 mm mais longo do que o seu antecessor, dispondo ainda de mais 5 mm de altura. As vias foram alargadas em 6 mm na frente e em 23 mm atrás. A largura mantém-se nos 1890 mm. Na bagageira, acomoda mais 45 litros do que anteriormente, para um total de 545 litros (1490 com os bancos rebatidos, mais 90 litros) nas versões mild hybrid, enquanto as híbridas plug-in apresentam um valor entre os 390 litros e os 1335 litros. O portão da bagageira é sempre elétrico.

O assistente virtual ativado a partir do comando vocal ‘Hey Mercedes’ também foi melhorado na sua resposta à linguagem natural e às preferências do condutor. Os serviços de streaming de música podem ser integrados no sistema MBUX, que passa a dispor de uma função ‘Tourguide’ com leitura pelo sistema de infoentretenimento de pontos de interesse num determinado trajeto. Por outro lado, a função MBUX Smart Home permite aos condutores na estrada acederem a muitos dispositivos ‘inteligentes’ domésticos, podendo assim ajustar temperaturas ou elementos elétricos.

A marca alemã também inclui o sistema de Realidade Aumentada MBUX para navegação virtual (como opção), com elementos virtuais sobrepostos à realidade captada por câmaras. Isso inclui sinais de trânsito, mudanças de faixa ou números de casa.

Aposta máxima na eletrificação

Todas as motorizações terão algum nível de eletrificação. Os mild hybrid contam com um motor de arranque/gerador (ISG) de segunda geração e um sistema elétrico de 48 V, que permite auxiliar o veículo nas prestações (em funções de ‘roda livre’ ou recuperação de energia) e melhorar o conforto de utilização, por exemplo, na reativação do motor de combustão após uma paragem pelo sistema start-stop.

A marca propõe quatro variantes mild hybrid, com o GLC Coupé 200 4MATIC a ser a versão de entrada com motor 2.0 de 204 CV (mais 17 kW723 CV de ‘boost’ elétrico) e 320 Nm de binário (mais 200 Nm de binário elétrico). Segue-se a versão GLC 300 4MATIC com motor 2.0 de 258 CV de potência e 400 Nm de binário, sendo que os dados do motor elétrico são idênticos a todos os modelos mild hybrid. Nos Diesel, a marca oferece os GLC 220 d 4MATIC, com motor 2.0 de 197 CV de potência e 440 Nm de binário, e GLC 300 d 4MATIC também com motor 2.0, mas de 269 CV de potência e 550 Nm de binário.

Há três variantes plug-in com elevada eficiência e autonomias em modo elétrico que, de acordo com a Mercedes-Benz, permitem ir ao encontro das necessidades dos condutores no seu dia-a-dia. A melhoria da vertente elétrica nos PHEV deve-se ao motor elétrico síncrono de excitação permanente mais evoluído que oferece mais dinamismo. A potência elétrica está disponível até aos 140 km/h, podendo também recuperar até 100 kW pelo efeito de desaceleração/regeneração. A bateria de 31.2 kWh é um desenvolvimento interno da marca, podendo receber carga rápida de 60 kW para um carregamento completo (zero aos 100%) em cerca de 30 minutos. De série, está equipado com um carregador de bordo trifásico de 11 kW para o carregamento em CA.

O GLC 300e 4MATIC é a versão de acesso, utilizando o motor 2.0 a gasolina de 204 CV, mas associado a um motor elétrico de 100 kW/136 CV e 440 Nm, o que perfaz uma potência combinada de 313 CV com 550 Nm de binário disponível. Ainda com motor 2.0 a gasolina, o GLC 400e 4MATIC conta com 252 CV de potência e 400 Nm de binário, sendo os dados do motor elétrico os mesmos para uma potência combinada de 381 CV e binário de 650 Nm. Na única opção Diesel-plug-in, o GLC 300de 4MATIC recorre ao motor 2.0 Diesel de 197 CV e 440 Nm associado ao motor elétrico de 100 kW/136 CV para uma potência total de 335 CV e 750 Nm de binário.

Os três têm consumos inferiores a 1 l/100 km, entre os 0,4-05 l/100 km no caso do GLC 300de 4MATIC e os 0,5-0,6 l/100 km dos dois PHEV a gasolina.

Já os valores de autonomia elétrica superam amplamente a centena de quilómetros, com valores entre os 119-131 quilómetros nos dois PHEV a gasolina e os 113-130 quilómetros no PHEV a gasóleo.

Mais competente dentro e fora de estrada

A Mercedes-Benz trabalhou ainda no reforço das suas credenciais dentro e fora de estrada, com maior conforto e agilidade, passando a incluir sistema opcional de eixo traseiro direcional de 4.5º, juntamente com a suspensão pneumática Airmatic. A tração integral 4MATIC é outra das suas competências para tiradas fora do asfalto, não faltando também sistema de controlo de descida, modos de condução dedicados e um efeito ‘capot transparente’ graças ao sistema de câmaras 360º que melhoram a experiência de condução.

Os renovados GLC Coupé chegarão aos concessionários em julho.

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