M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
São poucas as marcas capazes de construir um automóvel de estrada capaz de atingir ou ultrapassar os 1000 cv. É por isso que Ted e Richard Marlow, um par de “maluquinhos das corridas”, que constroem basicamente o mesmo modelo desde 1993, não fazem mais que meia dúzia de carros por ano, e mesmo assim conseguem envergonhar grandes marcas com orçamentos anuais de milhões de euros. E a sua mais recente arma, o Ultima RS, pode atingir os 100 km/h em menos de dois segundos e meios, graças a um motor de 1200 cv, que pode montar em sua casa, se tiver uma garagem.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Ultima RS é a evolução mais recente do Ultima GTR dos anos 90. Para criar esta máquina, o engenheiro e ex-piloto Ted Marlow melhoraram a aerodinâmica, com melhor fluxo de ar pela carroçaria, defletores dianteiros e extrator traseiro, bem como uma asa traseira capaz de pôr mais força no chão quando o supercarro britânico está a curvar. Também foram instaladas mais tubagens para melhorar o arrefecimento de todas as partes mecânicas. E bem precisa, com os seus 1200 cv. As jantes de 19 polegadas, criadas pela própria Ultima, calçam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, e os travões de disco com 362 mm de diâmetro são da AP Racing, usados em corridas. Com peças de fibra de carbono na carroçaria, o carro pesa apenas 930 kg.

Mas o que chama mais a atenção é o “coração” do Ultima RS. Como muitos outros pequenos construtores, a marca britânica recorre à Chevrolet para os seus motores, e a versão de entrada usa o mesmo V8 de 6,2 litros e 480 cv que pode ser encontrado num normal Chevrolet Corvette. No entanto, também pode optar por um V8 de 7 litros e 650 cv ou por aquilo que a Chevrolet chama um “crate engine”, um motor especial vendido já construído, que pode ser instalado em qualquer garagem pelo seu proprietário.

Com 6800 cc e um compressor mecânico, o motor Chevrolet com nome de código LT5 debita 800 cv, mas Ted Marlow achou que não chegava, e encomendou à firma de preparação Autobionics uma série de modificações, incluindo novo depósito de combustível, refrigeração personalizada, sistema de admissão de ar, novas cablagens e um escape em aço inoxidável. E a Ultima até comprou as peças necessárias para permitir aos seus clientes fazer esta instalação na marca, ou em casa. Como resultado, a potência salta dos 800 para os 1200 cv, que com o peso de menos de uma tonelada, é suficiente para deixar para trás qualquer Porsche, Ferrari, Lamborghini e até McLaren.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.