O Ultima RS é a evolução mais recente do Ultima GTR dos anos 90. Para criar esta máquina, o engenheiro e ex-piloto Ted Marlow melhoraram a aerodinâmica, com melhor fluxo de ar pela carroçaria, defletores dianteiros e extrator traseiro, bem como uma asa traseira capaz de pôr mais força no chão quando o supercarro britânico está a curvar. Também foram instaladas mais tubagens para melhorar o arrefecimento de todas as partes mecânicas. E bem precisa, com os seus 1200 cv. As jantes de 19 polegadas, criadas pela própria Ultima, calçam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, e os travões de disco com 362 mm de diâmetro são da AP Racing, usados em corridas. Com peças de fibra de carbono na carroçaria, o carro pesa apenas 930 kg.
Mas o que chama mais a atenção é o “coração” do Ultima RS. Como muitos outros pequenos construtores, a marca britânica recorre à Chevrolet para os seus motores, e a versão de entrada usa o mesmo V8 de 6,2 litros e 480 cv que pode ser encontrado num normal Chevrolet Corvette. No entanto, também pode optar por um V8 de 7 litros e 650 cv ou por aquilo que a Chevrolet chama um “crate engine”, um motor especial vendido já construído, que pode ser instalado em qualquer garagem pelo seu proprietário.
Com 6800 cc e um compressor mecânico, o motor Chevrolet com nome de código LT5 debita 800 cv, mas Ted Marlow achou que não chegava, e encomendou à firma de preparação Autobionics uma série de modificações, incluindo novo depósito de combustível, refrigeração personalizada, sistema de admissão de ar, novas cablagens e um escape em aço inoxidável. E a Ultima até comprou as peças necessárias para permitir aos seus clientes fazer esta instalação na marca, ou em casa. Como resultado, a potência salta dos 800 para os 1200 cv, que com o peso de menos de uma tonelada, é suficiente para deixar para trás qualquer Porsche, Ferrari, Lamborghini e até McLaren.
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