Último dos moicanos? Morgan despede-se do 3 Wheeler a combustão

29/08/2021

Nem tudo são más notícias: Marca britânica garante que o icónico desportivo de três rodas vai regressar ao seu catálogo. Provavelmente, só com motor elétrico…

A Morgan despediu-se oficialmente da geração atual do 3 Wheeler, com motor de dois cilindros em V a gasolina. O último de apenas 33 exemplares que compõem a edição P101 de despedida do pequeno desportivo de três rodas abandonou esta semana as instalações da pequena fábrica na vila de termal Malvern, no condado de Worcestershire, Reino Unido.

Inconformado, puro e cheio de estilo, o modelo atual, lançado originalmente em 2011, como a reinterpretação moderna do conceito original, inspirado nas aeronaves da década de 1930 e nos motociclos dos anos 50, tornou-se num dos modelos mais vendidos na longa história da marca, com mais de 2500 unidades produzidas.

A edição final do Morgan 3 Wheeler inclui uma pintura dourada translúcida sobre a cobertura do banco do passageiro, a carroçaria é fabricada numa resina em material compósito, com o conjunto a não ultrapassar os 585 kg de peso. A marca anuncia 0 a 100 km/h em 7 segundos e 185 km/h de velocidade de ponta.

Não é adeus, é até já

Entre avanços e recuos, a versão 100% elétrica do peculiar modelo tem mais de quatro anos – um protótipo esteve no Salão de Genebra de 2016 e deu origem a uma versão de tamanho reduzido para crianças –, ainda sem receber luz verde. Mas o veículo famoso por garantir uma das mais singulares experiências que qualquer pessoa pode ter num veículo com motor, pode mesmo regressar movido a baterias. Para já, a marca britânica deixa apenas uma garantia: “O Morgan 3 Wheeler vai regressar…”.

No ano passado, a marca travou o desenvolvimento do elétrico EV3, mas confirmou que a estratégia de eletrificação dos modelos na gama é para avançar.

“Aprendemos muito com o programa EV3, e esse know how será utilizado em projetos futuros e até em projetos nos quais já estamos a trabalhar”, explicou Jonathan Wells, diretor de design, em entrevista ao Autoblog.

Wells destacou ainda a nova plataforma CX, em alumínio, que serve de base ao recém-apresentado Plus Four, já permite outro nível de compatibilidade com a aplicação de baterias.

“A nossa anterior plataforma iria exigir muito trabalho para obedecer aos requisitos legais (…) Nós reconhecemos que precisávamos de uma nova plataforma,” resumiu.