Último Lotus Elise entregue à mulher especial da sua história

28/02/2022

Elisa Artioli foi a mulher que inspirou a denominação daquele que é um dos Lotus de maior duração no mercado, o Elise.

A última unidade do Elise a ser produzida, um Elise Sport 240 Final Edition amarelo, vai integrar o espólio do museu da Lotus em Hethel no Reino Unido, onde ficará exposto ao lado de um Exige Cup 430 Final Edition e um Evora GT430 Sport cinza escuro.

Mas um exemplar especial da edição final do mítico roadster foi ainda simbolicamente entregue a Elisa Artioli, a mulher que lhe deu o nome.

Elisa, neta de Romano Artioli, antigo proprietário da marca, tinha apenas 2 anos e meio quando marcou presença na apresentação do modelo no Salão de Frankfurt.

Agora, com 28 anos de idade, vai sentar-se ao volante de um dos ‘últimos dos moicanos’, um Elise Sport 240 Final Edition pintado na cor Championship Gold e equipado com jantes escurecidas e motor 1.8 de quatro cilindros a debitar 243 cv e 244 Nm, associado a uma caixa manual de seis velocidades.

A Lotus anunciou no início do ano o fim da produção de três dos seus mais carismáticos modelos, Elise, Exige e Evora, que representaram praticamente metade de toda a produção da marca britânica ao longo dos seus 73 anos de história.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.