Ultra Bike 2×2, uma moto elétrica e anfíbia com pneus do tipo balão

19/06/2022

Os americanos da Robo Systems criaram uma moto imparável em qualquer tipo de terreno, capaz de enfrentar trilhos lamacentos ou terrenos pantanosos, estradas geladas e com neve ou mesmo acelerar sobre a água com a adaptação de dois flutuadores alargados (380 euros), especialmente desenhados para este modelo.

O segredo das excecionais credenciais dinâmicas da Ultra Bike está, precisamente, nas suas enormes rodas de tipo balão, cada uma com o seu próprio motor elétrico incorporado, o que permite a tração 2×2.

No espaço onde fica o depósito de combustível numa moto de combustão, esta Ultra Bike 2×2 traz instalado um gerador elétrico que funciona com gasolina – opcional, por 400 euros.

Imediatamente abaixo estão as baterias de iões de lítio, com uma capacidade de 1,6 kWh, o suficiente para permitir uma autonomia de 64 quilómetros. Também em opção, há um pack de baterias adicional (460 euros) que aumenta a capacidade em 1 kWh.

Estas baterias podem carregar-se numa qualquer tomada doméstica, segundo o fabricante em menos de duas horas, mas também através do referido gerador que pode funcionar como extensor de autonomia e não só. Possui inversor de corrente alternada e contínua, para que o mesmo gerador possa ser utilizado para alimentar diversos dispositivos, por exemplo, quando acampamos na natureza.

A vantagem para outras soluções do género é que, na Ultra Bike, o gerador pode separar-se da moto de forma fácil, passando a assumir a configuração de veículo 100% elétrico. A marca anuncia 45 km/h de velocidade máxima.

Os preços da moto anfíbia da Robo Systems arrancam nos 1800 euros.