M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Alpina tem uma longa história a transformar automóveis da BMW em carros de competição ou em máquinas de estrada muito vitaminadas. E embora a marca alemã tenha os seus próprios modelos desportivos, com a sigla M, a Alpina continua a encontrar performance escondida nos carros normais construídos em Munique.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este ano, a principal novidade é uma nova evolução do coupé e descapotável Série 4, que a Alpina transforma no B4 S. Como é habitual na casa fundada por Burkard Bovensiepen em 1965, é o motor que está no centro das suas produções caseiras. Neste caso, o motor 3.0 turbo do 440i vê a potência aumentar dos 326 para os 440 cv, ficando apenas 10 cv abaixo do M4, melhoramentos conseguidos à custa de dois turbos, uma cambota reforçada e um novo sistema de refrigeração.

As performances também estão ao nível das do M4, demorando apenas 4,2 segundos a atingir os 100 km/h, com uma caixa automática de oito velocidades. Já o M4 necessita de 4,3 segundos com caixa manual e 4,1 com a DKG de dupla embraiagem. Ao contrário do modelo da BMW, o Alpina B4 S não tem limitador de velocidade e só pára de acelerar aos 306 km/h.

Para melhorar o comportamento, o B4 S recebe novas molas e amortecedores e pequenos ajustes aerodinâmicos. O modelo da Alpina tem jantes específicas de 20 polegadas, enquanto o interior é revestido a couro cosido à mão.

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