Um casaco que produz água potável. Está entregue o prémio design da Lexus

03/05/2023

Casaco multifuncional com capacidade para produzir água potável a partir de neblina foi o mais votado pelo público na primeira edição do ‘Your Choice Award’.

O Lexus Design Award, concurso promovido pela Lexus para a descoberta de novos talentos e inovações, premiou quatro projetos na edição de 2023, mas só um se destacou como o grande vencedor pela originalidade e potencial, merecendo também a primeira vitória na nova categoria “Your Choice Award”, ao receber o maior número de votos do público que visitou os protótipos vencedores no espaço Lexus, durante a Semana de Design de Milão.

Trata-se do Fog-X, um projeto criado por Pavel Hedström, e que é um casaco que se converte em abrigo individual. Incorpora uma seção que pode ser levantada para recolher a neblina que posteriormente será transformada em água potável.

Durante o período de mentoria do prémio, o seu criador, sueco radicado na Dinamarca, desenvolveu o conceito de forma a incluir uma aplicação móvel que ajuda os utilizadores a localizar áreas com neblina ou nevoeiro.

De acordo com a marca de luxo da Toyota, o Fog-X integra os princípios de design-base do Lexus Design Award, os mesmos que podem contribuir para a construção de um futuro melhor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.