Publicidade Continue a leitura a seguir

Um número que o vai fazer temer pelo seu carro

Publicidade Continue a leitura a seguir

8762: Este foi o número de automóveis furtados durante o ano passado em Portugal.

Portugal continua a defender com números o seu estatuto de destino seguro, comparativamente a outros países europeus. A página da Internet Confused.com, que analisa os registos oficiais sobre o roubo de automóveis no Velho Continente e calcula média de roubos de automóveis por 100 mil habitantes na última década coloca o nosso país numa posição confortável no ranking, em 12.ª posição da tabela, com uma taxa de 125 carros roubados por 100 mil habitantes.

Mas há um número mais atual que preocupa: em 2022, as autoridades nacionais registaram 8.762 veículos furtos a automóveis, de que resultaram 1197 detenções.
Os dados, divulgados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), indicam que em cada oito ocorrências há um culpado, mas também fica claro que é cada vez menos aceitável facilitar.

Neste contexto, é a própria GNR que aproveita para partilhar dicas que considera úteis, de forma a evitar que o seu carro seja visitado pelos amigos do alheio.

1.Tranque as portas do veículo e certifique-se que os vidros estão fechados;

2.Guarde as chaves sobresselentes em casa ou no seu bolso, mas nunca no interior do veículo;

3.Não deixe objetos de valor, documentação, ou bagagem/malas, mesmo que vazias, no interior do veículo;

4.Substitua os fechos de segurança das portas por hastes finas sem cabeça; É assim praticamente impossível puxá-los com um arame;

5.Quando estacionar, deixe o lado do motor para o local mais visível. Se alguém mexer na viatura será mais facilmente detetado;

6.Mesmo que a sua ausência seja breve, nunca deixe o motor a trabalhar; Nem mesmo num parque de estacionamento;

7.Use tranca, bengala de pedais ou de volante visível do exterior;

8.Use um tampão do depósito de combustível com fechadura.

São dicas simples, mas que podem realmente fazer a diferença, tal como as que também fazemos questão de partilhar consigo:

Use os retrovisores
Existem inibidores que impedem que o carro tranque as portas mesmo quando o condutor carregou no botão de fecho no comando. A maioria dos modelos assinala com os intermitentes que trancou, mas para comprovar que o carro ficou efetivamente fechado e assim continua deve ser configurado para que também feche os espelhos retrovisores, sinal inequívoco de que tem as portas bloqueadas.
Um truque que pode ter o efeito dissuasor que se pretende é recolher os retrovisores manualmente, se o seu carro não dispõe de sistema elétrico. Dará sempre a ideia que está trancado.

Atenção aos ‘encostos’
Uma técnica que está a ser cada vez mais utilizada: os ladrões batem de propósito no seu carro a estacionar ou no trânsito para o fazer sair do veículo. Quando se desloca para a traseira do automóvel com a intenção de perceber quais foram os estragos, um outro indivíduo entrará no seu carro. Por isso, em caso de ‘batida’, desligue sempre a ignição e leve consigo a chave.

Deixe a sua marca
Outra forma de prevenir o roubo é gravar a matrícula nos vidros ou noutros componentes principais do veículo, desta maneira o ladrão sabe que este é um automóvel difícil de negociar.

Mantenha-o no radar
Além dos alarmes, existem os sistemas de deteção por GPS. Não impedem o roubo de um automóvel, mas permitem detetar a sua localização. À semelhança do sistema de navegação, funciona através de coordenadas que indicam onde o carro se encontra em determinado momento. É o melhor método para tentar recuperar o veículo incólume.