Um país na Europa cobra mais pela gasolina aos estrangeiros

24/06/2022

Para fazer face à escalada imparável dos preços dos combustíveis, um país europeu decidiu aumentar em até 60% o preço da gasolina para automobilistas estrangeiros.

A Hungria limitou o preço da gasolina 95 e do gasóleo no país a um máximo de 480 florins (1,19 euros por litro), mas só para veículos com matrículas húngaras – carros com matrículas estrangeiras podem pagar até 60% mais.

O duplo sistema de pagamentos integra um pacote de medidas excecionas para tentar aliviar os efeitos da dura situação económica (o país sofre a inflação mais alta registada nos últimos 25 anos), muito agravada com o conflito militar na Ucrânia.
A ideia é travar o fenómeno que denominam de “turismo de combustível” no país.

Os automobilistas habituados a cruzar a fronteira para a Hungria para atestar os seus veículos com combustível mais barato terão, a partir de agora, preços significativamente mais altos do que os proprietários de veículos com matrículas húngaras.

Segundo a ABC News, os combustíveis mais caros para estrangeiros podem originar diferenças com Bruxelas, mas o chefe do governo húngaro decidiu que esta seria a forma mais eficaz de impedir já a escassez em algumas estações de serviço, pela grande afluência de veículos oriundos de países vizinhos, como Áustria e Eslováquia, onde o litro de gasolina custa mais de dois euros.