Uma “palmeira solar” para carregar veículos elétricos

30/06/2022

Solar Car Charging Palm é uma nova solução para e-mobility que promete revolucionar o mercado energético para os veículos elétricos. O Solar Car Charging Palm, um conceito português, desenvolvido com recurso a tecnologia alemã, incorpora inovações tecnológicas que a tornam num dos mais eficazes sistemas de produção e armazenamento de energia solar para o carregamento de carros elétricos do mercado.

Funcionando 100% a energia solar, produz energia 100% renovável a custo zero para o utilizador de veículos elétricos. O objetivo deste protótipo é a democratização do acesso a carregamentos L2 sem os elevados custos energéticos tipicamente associados ao carregamento público.

O design foi concebido para otimização da exposição solar de uma forma inspirada na natureza, permitindo maximizar a exposição todo o ano, reduzindo os impactos atmosféricos e das sombras. Uma inovação introduzida são Painéis Palm desenvolvidos pela SBFC Hightech que, devido ao seu baixo perfil e dupla face, produzem até 25% mais que os painéis tradicionais, permitindo desta forma uma alta densidade por m2, ou seja, uma produção mais elevada em áreas pequenas.

Este protótipo para abastecimento 100% solar foi concebido para o segmento de utilizador médio, que percorre diariamente cerca de 100 kms, permitindo carregar 50 – 100 Km em cada hora, de uma forma sustentável e potencialmente gratuita.

O sistema Solar Car Charging Palm pode também integrar sistemas de carregamento de alta potência quando ligado à rede elétrica através de uma gestão energética híbrida, reduzindo desta forma os custos energéticos totais.

Carregamento de veículos elétricos sustentável autossuficiente

Velocidade de 5 a 10 kWh de carregamento, 25 a 50 kW em baterias LiFePO4, de energia 100% renovável, independente da rede elétrica, a custo zero.

Feita por medida

A SBFC Solutions cria o design final da Solar Palm Charger com base no espaço disponível e orientação, de forma a maximizar as capacidades de captação e garantir a satisfação das necessidades específicas de cada proprietário.

Menor área

A tecnologia inovadora, combinada com as soluções de design da Solar Palm Charger, permitem reduzir em 20% a área ocupada pelos painéis fotovoltaicos face às soluções tradicionais.

Dimensões reduzidas

A Solar Car Charging Palm ocupa apenas o espaço de um estacionamento podendo o seu desenho ser dimensionado para acomodar as necessidades locais.

Imagem customizada

A Solar Palm Charger pode ser adaptada a espaços, necessidades, ambientes e imagens corporativas.

Compatível com todos

A Solar Car Charging Palm é compatível com os sistemas de carregamento automóvel existentes. Permitindo poupanças energéticas significativas e a redução da sobrecarga das redes.

Fácil de instalar e manter

Os serviços técnicos da SBFC Solutions garantem a instalação e manutenção em qualquer zona do país por técnicos certificados.

Amiga do ambiente

Permite a redução de emissões de CO2 sem sobrecarregar a rede elétrica ou em zonas de especial sensibilidade ambiental.

Utilização coletiva

Concebida tanto para utilização em espaços públicos ou privados de utilização coletiva como condomínios, parques de estacionamento de fábricas, escritórios ou zonas comerciais, assim como estacionamento gerido por entidades municipais ou públicas.

Investimento na indústria nacional

A Solar Palm Charger é construída em Portugal, com recurso à indústria metalomecânica e eletrónica nacional, por empresas certificadas.

Solar para um futuro melhor

Ao oferecer o acesso a energia solar, 100% verde e de custo zero, a SBFC Solutions quer contribuir para a democratização do acesso à energia solar, eliminando os custos de carregamento. Para um futuro com menos emissões de CO2 e mais sustentável.