No passado, os pequenos desportivos não tinham muita potência, mas primavam pela agilidade e baixo peso numa combinação que tornou famosos modelos como o Peugeot 205 GTi, o Citroën AX GT ou o Renault 5 GT Turbo. Este último, por exemplo, contava com uma potência de 115 CV para ligeríssimos 850 kg. Replicando estas fórmulas de divertimento de baixo peso, a Volkswagen prepara o lançamento da versão GTI do pequeno up!, embora ainda não tenha concretizado uma data de lançamento específica.

O mais pequeno dos modelos da marca alemã deverá ser lançado no início de 2018, sendo posicionado abaixo do Polo GTI, mas não perderá o carácter desportivo que caracteriza esta sigla tão famosa. A estreia da versão concept (“quase de produção”, admite a Volkswagen) será feita no próximo festival do Grupo Volkswagen em Worthersee (24 a 27 de maio), onde todos os anos se reúnem milhares de entusiastas das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT.

A ideia da Volkswagen é recuperar o espírito do primeiro Golf GTI, ou seja, baixo peso e potência ajustada para um comportamento desportivo de eleição, até porque este novo up! GTI terá 115 CV e 200 Nm de binário extraídos a partir do motor 1.0 TSI, enquanto o clássico Golf GTI MK1 apresentado em 1976 contava apenas com 110 CV. O peso, apesar do maior número de airbags e da maior utilização de aços de ultra-elevada resistência, é de 997 kg, cumprindo a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos. A velocidade máxima está cifrada nos 197 km/h.

a carregar vídeo

Uma vez mais, as cores serão as tradicionais do GTI – branco ‘pure white’, vermelho ‘tornado red’ e pinturas metalizadas ‘dark silver’, ‘black pearl’ e uma nova cor GTI, na forma do ‘costa azul’. O estilo exterior fica marcado pela faixa encarnada na grelha do radiador com padrão de favo de abelha, jantes de 17 polegadas, saias laterais, espelhos com capas em preto brilhante e suspensão rebaixada em 15 mm. Na traseira, destaque para o spoiler superior para maior carga aerodinâmica, enquanto no interior regressa o padrão axadrezado ‘Clark’.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.