Vai a leilão Aston Martin DB5 que pertenceu a Sean Connery

04/08/2022

Sir Sean Connery foi um actor escocês mais conhecido por ter interpretado James Bond em sete filmes, de 1962 a 1983, onde os cinco primeiros filmes produzidos pela EON Productions e o último o “Never Say Never Again”. Viria a falecer no dia 31 de Outubro de 2020, aos 90 anos.

Connery foi o actor que interpretou o filme Goldfinger e as icónicas imagens com o Aston Martin DB5, criando um laço forte com o automóvel, tanto é que acabaria por adquirir um exemplar. No entanto, teria de esperar mais 50 anos para tal acontecer, pois apenas adquiriu o seu DB5 em 2018, sendo esse o exemplar que está presente neste artigo.

Existe um pormenor curioso neste exemplar, o facto de estar pintado na cor Snow Shadow Grey e não na Silver Birch, a cor icónica com que os DB5 saíam de fábrica. O que é certo é que os DB5 utilizados nas filmagens do James Bond estavam efectivamente pintados na cor Snow Shadow Grey, pois eram protótipos de pré-produção e foram pintados na cor do DB4. De volta ao exemplar deste artigo, quando Connery adquiriu este DB5 mandou-o pintar na cor Snow Shadow Grey para ficar exactamente igual ao utilizado nas filmagens.

Este DB5 iniciou a sua vida como automóvel de demonstração do representante da Aston Martin Cyril Williams Motors, sendo registado a 8 de Julho de 1964 e vendido ao seu primeiro proprietário um ano depois. Durante a sua vida, ainda passou pelo Banham International Motor Museum, mas quando a colecção deste museu foi desmembrada, em 1982, voltou para mãos privadas.

Como não poderia deixar de ser, este DB5 está equipado com o motor de seis cilindros em linha e duas árvores de cames à cabeça, com 4,0 litros de cilindrada e três carburadores SU, para desenvolver uma potência de 286cv às 5,500rpm e 380Nm de binário às 4500rpm. Acoplado ao motor está uma caixa manual ZF de cinco velocidades, que envia a potência para o diferencial traseiro Power Lok de relação 3,77:1.

Agora, este DB5 com o chassis número #DB5/1681/R, após permanecer na casa de Sir Sean Connery, irá a leilão no próximo dia 18 de Agosto, num evento levado a cabo pela Broad Arrow Auctions, aquando o Monterey Car Week, com um valor esperado de venda situado entre os 1,37 e os 1,76 milhões de euros.

Leia também