Os anos 30 do século passado foram para muitos a época dourada da Bugatti, desde logo pelo palmarés de luxo nos grandes palcos da competição, mas também pelo sucesso incrível do Type 57, produzido em requintada e rapidíssimas versões de estrada. Da fábrica da marca de Molsheim terão saído cerca de 700 unidades deste modelo brilhante, das quais apenas 42 correspondiam à versão S, e nenhuma como a que irá na próxima semana a leilão, depois de 50 anos em ‘hibernação’.
Datado de 1937, este exemplar foi encomendado à Bugatti por Robert Ropner, da família dona da Ropner Shipping Line, com uma carroçaria desenhada pelo preparador Corsica de Londres. E se a particularidade de ser dos poucos Bugatti Type 57S produzidos, é um de apenas três fabricados sobre o chassis de baixo peso criado para o Type 57G Tank de competição.
Relativamente aos Type 57 ‘convencionais’, o 57S contava com afinação específica da suspensão, mais próximo do asfalto (o S era precisamente a sigla de ‘Surbaissé’, rebaixado em português), e motor de 3,3 litros com oito cilindros em linha a debitar 175 CV de potência.
De acordo com os registos oficiais, o segundo dono desta raridade foi Rodney Clarke, fundador da equipa British Connaught Grand Prix, que o conservou até 1969, ano em que seria comprado por Bill Turnbull, engenheiro que se dedicou ao seu restauro. E, desde essa data, há precisamente 52 anos, que o bólide não viu mais a luz do dia.
De acordo com a Bonhams, o processo de arranjo estava praticamente terminado aquando da morte do seu proprietário, em 2020. O clássico precisa de um “retoques finais”, especifica a reputada leiloeira, que sublinha que o veículo se encontra muito bem conservado e praticamente original, o que faz disparar o interesse dos colecionadores.O ‘Dulcie’, como ficou conhecido devido ao registo ‘DUL 351’ na documentação, será leiloado no próximo dia 19 de fevereiro, em Londres, onde se espera que alcance um valor de entre os 5 e os 7 milhões de euros.
Sholto Gilbertson, diretor da Bonhams Motor Cars no Reino Unidos, explica: “Outros Bugatti 57S conhecidos estão em museus ou coleções famosas… Este pode bem ser o último Bugatti pré-guerra escondido.”
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