Vai a leilão Mustang GT500 que foi carro pessoal de Carroll Shelby

23/10/2022

Vai a leilão o Mustang GT500 de 1969 que foi durante anos carro pessoal do homem que o concebeu, Carroll Shelby.

Carroll Shelby, piloto e engenheiro, foi um dos homens mais influentes na indústria automóvel, explorando os limites da preparação técnica para criar carros emblemáticos a partir de 1962 até à sua morte em 2012. Durante todos esses anos cimentou uma ligação profissional mítica com a Ford, que se iniciou quando texano foi chamado para colaborar com a companhia pelo próprio Lee Iacocca, então diretor-geral da oval azul.

Depois de impressionar com a criação do Shelby Cobra, versão modifica do AC Ace de Inglaterra com os motores V8 da Ford, Carroll Shelby era o homem certo para ajudar a reposicionar o bem-sucedido Mustang, nomeadamente aumentando-lhe o currículo desportivo.

O pináculo dessa empreitada surgiu em 1967, com a revelação de uma geração nova do Ford Mustang e a estreia da versão GT500, com motor V8 Cobra Jet de 7 litros a debitar 359 CV de potência, em vez de 274 CV, tração traseira, caixa automática de 3 velocidades, em alternativa à manual de 4 relações, além de uma lista completa de alterações ao chassis e suspensões. O GT500 não era um carro de competição, mas era o mais próximo que havia dos Ford vitoriosos em Le Mans.

A unidade nas imagens, do ano de 1969, é uma das últimas produzidas com a carroçaria original e, embora não possua o valor histórico do carro de 67, tem um argumento de interesse forte além do estado imaculado de conservação em que se encontra: este GT500 foi carro pessoal do próprio Carroll Shelby, que o comprou praticamente novo ao ator Jackie Cooper.

Será leiloado no início janeiro, num evento promovido pela Mecum, sem preço estimado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.