Vai a leilão um Citroën 2CV da polícia

29/04/2022

No próximo dia 14 de maio, a RM Sotheby’s vai levar a leilão um Citroën 2CV Sahara que pertenceu à Guardia Civil espanhola.

Um dos automóveis mais marcantes do pós-guerra, o Citroën 2CV manteve-se em produção entre 1948 a 1990, com mais de cinco milhões de unidades construídas, em diferentes configurações. Uma das mais originais, o 2CV Sahara 4×4, era pensada para o campo e a montanha e também as colónias francesas. A Citroën montou um motor e caixa de velocidades na traseira, igual ao que o modelo convencional tinha à frente, a permitir tração às rodas dianteiras, traseiras ou integral. Combinados, os dois motores rendiam 24 cv, o suficiente para impulsionar o peso-pluma em qualquer terreno.

A Citroën fabricou pouco menos de 700 exemplares do 2CV Sahara, 85 dos quais, produzidos na fábrica espanhola de Vigo, serviram para equipar Guardia Civil. Uma dessas unidades vai agora a leilão, em ótimo estado de conservação, com a pintura imaculada e os emblemas da polícia nas portas.

A leiloeira RM Sotheby’s estima que o modelo que chegou a montar um motor de 602cc e outro de 425cc, antes de regressar à configurações original de dois blocos com a mesma cubicagem, possa atingir uma verba entre os 70.000 e 100.000 euros.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.