Vai a leilão um icónico Mercedes-Benz Unimog 411

24/01/2023

O Mercedes-Benz Unimog é um dos modelos mais icónicos no que aos automóveis multiusos diz respeito. Foi concebido para ser um veículo todo-o-terreno e, ao mesmo tempo, servir de tractor para apoio à agricultura, um caminho semelhante seguido pelo Land Rover, mas em proporções maiores.

A concepção do Unimog iniciou-se pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial e foi lançado no mercado em 1948. Uma das particularidades era a largura de vias que assentava na perfeição nos campos de batatas, onde duas filas de batatas ficavam a meio do automóvel, com o objectivo dos agricultores poderem circular livremente nos seus campos.

Ao nível mecânico, o motor de quatro cilindros em linha utilizado era idêntico ao da maquinaria agrícola, com um desenho muito simples e de fácil manutenção. Estava também equipado com tomadas de força, tal como os tractores agrícolas, para desempenhar as necessidades dos seus proprietários.

Em 1953, a Daimler-Benz adquiriu a Unimog, efectuando vários melhoramentos, sendo o maior a adopção de um motor de 34cv às 2750rpm acoplado a uma caixa de oito velocidades manuais. Outro grande melhoramento foi a cabine fechada, pois os primeiros eram todos abertos e poderiam ser equipados com um tecto de lona. Estes primeiros Unimog produzidos pela Mercedes-Benz passaram a ser conhecidos como Unimog 411.

Presente neste artigo está um Mercedes-Benz Unimog 411 de 1958, ou seja, é da primeira geração após a compra da Unimog pela Daimler-Benz, aqui na versão mais curta e com tecto de lona. Está equipado com o motor diesel de 1,8 litros acoplado à caixa de oito velocidades, que envia a potência para as quatro rodas através de uma caixa de transferências de duas velocidades.

Foi adquirido em 2007 para integrar a Bühner Collection, onde permanece até hoje. No próximo dia 1 de Fevereiro irá a leilão, através de um evento levado a cabo pela Bonhams aquando o Salão Rétromobile em Paris. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 20 e os 24 mil euros.