Na luta contra a Covid-19, todos os setores de indústria têm dado o seu contributo, com o da Valeo a poder ser bastante útil para a área dos transportes públicos. A marca francesa, uma das maiores empresas na área das peças de substituição para automóveis e sistemas de segurança, desenvolveu um sistema de climatização e de higienização para autocarros que é apontado como “o sistema de esterilização de ar mais potente do mundo”, com a capacidade de eliminar mais de 95% dos vírus no ar, incluindo o novo coronavírus.

De acordo com a Valeo, este sistema de grande eficácia pode também remover outras bactérias e partículas de bolor, atuando qualquer que seja a fonte da infeção (interior ou exterior) e ajudando a preservar a saúde dos passageiros ao longo de toda a viagem.

Esta solução, criada pela Valeo como ‘caixa’ isolada ou integrada diretamente no próprio sistema de ar condicionado do veículo, recorre à tecnologia de ultravioletas, semelhante à utilizada nos hospitais e centros médicos de grande necessidade de higienização. Os raios UV funcionam como bactericida e germicida, podendo matar micróbios, vírus e outros patógenos, atuando como alternativa aos produtos químicos.

A companhia explica que este seu sistema integra uma luz UV fornecida por um dos peritos mundiais na tecnologia – sem referir qual – e aquilo que denomina de ‘labirinto de luz’, que impede os raios UV de se espalharem para fora da caixa de metal, assegurando que os passageiros nunca ficam expostos aos mesmos. Assim, apenas o ar a circular na caixa de ventilação é purificado pela luz.

Pensado para ser adaptado a todos os autocarros, independentemente das suas dimensões, com ar condicionado ou não, o sistema da Valeo é resistente a todos os tipos de condições atmosféricas, estando agora pronto para ser vendido nos diversos mercados da Europa, Américas e Ásia. A companhia garante que poderá ser adaptado aos veículos já em funcionamento, mesmo os que não tenham sistema de ar condicionado. O passo seguinte é adaptar este sistema aos veículos de passageiros ditos normais.

Para certificar a segurança desta solução tecnológica da Valeo, foi posta à prova pela Faculdade de Medicina da Universidade de Goethe, em Frankfurt, na Alemanha, que validou a sua ação.