Habituado a emoções bastante fortes nas pistas de Fórmula 1, Valtteri Bottas recebeu um novo carro para a sua coleção, um Alfa Romeo Giulia GTAm, cuja produção está limitada a apenas 500 exemplares.

O piloto da equipa Alfa Romeo foi a Turim levantar o seu Giulia GTAm pintado no distinto Vermelho Alfa Romeo, tendo sido recebido pelos principais representantes da marca, que o acolheram, depois, no Centro Stile da Alfa Romeo, sede da marca italiana.

Além disso, toda a equipa celebrou com o piloto um momento que vai muito além da simples compra de um veículo Alfa Romeo. O seu desejo de se tornar proprietário de um “automóvel lendário” para a marca representa uma manifestação de união pessoal com a Alfa Romeo, com a qual o piloto partilha ideais e valores.

“Sou, claramente, um entusiasta do automóvel para toda a vida. Mas, acima de tudo, adoro a marca Alfa Romeo. É para mim uma honra ser Embaixador da Marca e tornar-me, agora, cliente, proprietário de um dos 500 Giulia GTA”, referiu o piloto finlandês que passou pela Williams e pela Mercedes-AMG antes de chegar à Alfa Romeo, equipa em que está atualmente.

O Alfa Romeo Giulia GTA ‘ressuscita’ uma das lendas do automobilismo e um marco na história da marca: o Giulia GTA de 1965, representando um autêntico regresso às raízes da Alfa Romeo, com as suas berlinas desportivas de elevadas prestações.

Baseado no Giulia Quadrifoglio, o Giulia GTAm adota materiais ultraleves para baixar o peso em cerca de 100 kg face ao modelo de que deriva, recebendo também uma versão melhorada do motor V6 Biturbo de 2.9 litros com 540 CV da Alfa Romeo, contando, assim, com uma potência específica de 187 CV/litro.

Os engenheiros da Alfa Romeo trabalharam no sentido de melhorar a aerodinâmica e o comportamento, mas sobretudo para reduzir o peso, semelhantes orientações das que foram seguidas no desenvolvimento do Giulia GTA de 1965. Para alcançar estes objetivos, registou-se uma extensa utilização de componentes em fibra de carbono e materiais compósitos. A aerodinâmica foi especialmente concebida para aumentar a força descendente. Nestas soluções encontra-se o know-how técnico que provém diretamente da Fórmula 1, graças às sinergias com a Sauber Engineering.

A empresa suíça, com mais de 50 anos de experiência no desporto automóvel – 27 dos quais na Fórmula 1 – adquiriu um profundo conhecimento no campo da aerodinâmica, graças, também, ao seu túnel de vento, instalações que se encontram entre as mais avançadas da Europa. A equipa Sauber participou ativamente na conceção, prototipagem e fabrico dos componentes aerodinâmicos do novo Giulia GTA.

Curiosamente, também dois outros pilotos ajudaram no desenvolvimento deste novo desportivo exclusivo da marca italiana, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, quando ambos eram parte da formação de Fórmula 1.

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