Vendas de veículos elétricos no mundo vão chegar a 14 milhões este ano

02/05/2023

Análise da Agência Internacional de Energia refere que as vendas de EV devem crescer mais 35% este ano, chegando a 14 milhões.

 

As vendas globais de carros elétricos devem atingir outro recorde este ano, expandindo a sua participação no mercado automóvel mundial para quase um quinto e liderando uma grande transformação da indústria automóvel, com implicações para o setor de energia, especialmente o petróleo. A análise é feita pela nova edição do relatório anual Global Electric Vehicle Outlook da IEA (Agência Internacional de Energia) que mostra que mais de 10 milhões de veículos elétricos foram vendidos em todo o mundo em 2022 e que as vendas devem crescer mais 35% este ano, chegando a 14 milhões.

Esse crescimento explosivo significa que a participação dos veículos elétricos no mercado geral de automóveis aumentou de cerca de 4% em 2020 para 14% em 2022 e deve aumentar ainda mais para 18% este ano, com base nas últimas projeções da AIE.

Nota: as vendas de 2023 (“2023E”) são estimadas com base nas tendências do mercado até ao primeiro trimestre de 2023. Fonte: análise da IEA com base nos volumes de EV

“OS VEÍCULOS ELÉTRICOS SÃO UMA DAS FORÇAS MOTRIZES DA NOVA ECONOMIA GLOBAL DE ENERGIA QUE ESTÁ EMERGINDO RAPIDAMENTE – E ESTÃO A PROVOCAR UMA TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL MUNDIAL”, ASSUME O DIRETOR EXECUTIVO DA IEA, FATIH BIROL.

“As tendências que estamos a testemunhar têm implicações significativas para a procura global de petróleo. O motor de combustão interna não tem rival há mais de um século, mas os veículos elétricos estão a mudar o status quo. Até 2030, eles evitarão a necessidade de pelo menos 5 milhões de barris por dia de petróleo. Os automóveis são apenas a primeira onda: autocarros e camiões elétricos seguir-se-ão em breve”.

A esmagadora maioria das vendas de viaturas elétricas até ao momento está concentrada principalmente em três mercados – China, Europa e Estados Unidos.

A China é a pioneira, com 60% das vendas globais de veículos elétricos a acontecerem nesta nação em 2022. Hoje, mais de metade de todos os automóveis elétricos em circulação no mundo estão na China. A Europa e os Estados Unidos, segundo e terceiro maiores mercados, registaram forte crescimento, com vendas aumentando 15% e 55%, respetivamente, em 2022.

A IEA espera que os ambiciosos programas políticos nas principais economias, como o pacote Fit for 55 na União Europeia e a Lei de Redução da Inflação (“Inflation Reduction Act”) nos Estados Unidos, aumentem ainda mais a participação no mercado de veículos elétricos nesta década e além. Até 2030, a quota média dos 100% elétricos nas vendas totais na China, na UE e nos Estados Unidos deve aumentar para cerca de 60%.

Produção de baterias dominado ainda pela China

As tendências encorajadoras também estão a produzir efeitos positivos na produção de baterias e nas cadeias de fornecimentos.

O novo relatório destaca que os projetos anunciados de fabrico de baterias seriam mais do que suficientes para satisfazer a procura por veículos elétricos até 2030 no Cenário Net Zero Emissions by 2050 da IEA.

No entanto, o fabrico permanece altamente concentrado, com a China a dominar o comércio de baterias e componentes – e aumentando a sua participação nas exportações globais de carros elétricos para mais de 35% no ano passado.

Outras economias anunciaram políticas para fomentar indústrias domésticas que melhorarão a sua competitividade no mercado de EV nos próximos anos. O Net Zero Industry Act da UE visa que quase 90% da procura anual de baterias seja atendida pelos fabricantes domésticos de baterias.

MAIS DE 26 MILHÕES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS CIRCULARAM EM 2022, UM AUMENTO DE 60% EM RELAÇÃO A 2021 E MAIS DE CINCO VEZES O VERIFICADO EM 2018.

Da mesma forma, a Lei de Redução da Inflação dos EUA enfatiza o fortalecimento das cadeias de fornecimentos domésticas para EV, baterias e minerais. Entre agosto de 2022, quando a Lei de Redução da Inflação foi aprovada, e março de 2023, os principais fabricantes de EV e baterias anunciaram investimentos totalizando pelo menos US$ 52 biliões em cadeias de fornecimentos de EV na América do Norte.

Outros mercados em crescimento

Apesar da concentração de vendas e fabrico de elétricos em apenas alguns grandes mercados, há sinais promissores noutras regiões, aponta este relatório.

As vendas de veículos elétricos mais do que triplicaram na Índia e na Indonésia no ano passado, embora partindo de uma base baixa, e mais que duplicaram na Tailândia.

A penetração de veículos elétricos nas vendas totais aumentou para 3% na Tailândia e para 1,5% na Índia e na Indonésia. É provável que uma combinação de políticas eficazes e investimento do setor privado aumente essas parcelas no futuro.

Na Índia, o programa de incentivo do governo de US$ 3,2 biliões, que atraiu investimentos no valor de US$ 8,3 biliões, deve aumentar substancialmente o fabrico de baterias e o lançamento de veículos elétricos nos próximos anos.

Veículos de duas e três rodas

Nas economias emergentes e em desenvolvimento, o setor mais dinâmico da mobilidade elétrica são os veículos de duas ou três rodas, que superam o dos automóveis. Por exemplo, mais da metade dos registos de veículos de três rodas da Índia em 2022 foram elétricos, demonstrando a sua crescente popularidade.

“Em muitas economias em desenvolvimento, os veículos de duas ou três rodas oferecem uma maneira acessível de obter acesso à mobilidade, o que significa que a sua eletrificação é importante para apoiar o desenvolvimento sustentável”, assinala a IEA.