Vende-se Lotus Esprit Turbo que foi o carro do fundador

12/05/2020

Está à venda o Lotus Esprit Serie 3 Turbo que foi a viatura pessoal de Colin Chapman, e com o aval da Dama de Ferro…

 

Um dos 143 exemplares do icónico Lotus Esprit Turbo equipados com lubrificação por cárter seco, e personalizado à medida do fundador da marca britânica, está à venda num concessionário do Reino Unido.

Com cerca de 18 mil quilómetros percorridos, o modelo está à venda por 114 mil euros, um preço elevado, tendo em conta o valor de mercado do Lotus Esprit Turbo de série. E que se explica pelo histórico de colunáveis associado…

De acordo com os registos, o exemplar com a matrícula UVF464X, do ano de 1981, era o automóvel de todos os dias de Chapman, meses antes da sua morte, num trágico acidente de aviação, em dezembro de 1982.

E há registos fotográficos de época que confirmam que este mesmo desportivo chegou a ser conduzido por Margaret Thatcher, numa das visitas o oficiais como antiga primeira-ministra britânica.

Elio De Angelis, piloto da Lotus F1, também se sentou ao volante deste exemplar, personalizado à medida de Chapman, com revestimento integral a couro vermelho, direção assistida e um filtro de pólenes específico, para proteção do nariz sensível do criador. O motor é o bloco de 2,2 litros e quatro cilindros de série, sobrealimentado e a debitar 218 cv.

A Lotus produziu o Esprit entre 1976 e 2004, mas a marca, agora no catálogo dos chineses da Geely, nunca deixou de anunciar o lançamento de sucessor à altura do icónico automóvel.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.